As internações relacionadas à covid-19 quase dobraram em duas semanas no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Conforme boletim divulgado pela 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), 29 pessoas estavam internadas com confirmação ou suspeita da doença nos hospitais da região nessa quarta-feira (03). No levantamento anterior, divulgado em 20 de julho, eram 15 pacientes hospitalizados.
Das pessoas internadas, oito estão em unidades de terapia intensiva (UTIs) e 21 em leitos clínicos. O Centro de Operações de Emergência (COE) da 18ª CRS alerta para o “significativo aumento de internações clínicas”.
No período entre 21 de julho e 03 de agosto, o Litoral Norte registrou seis óbitos por covid-19. O número representa menos da metade na comparação com os notificados nas duas semanas anteriores. Entre 7 e 19 de julho, 13 moradores da região perderam a vida após serem infectados pelo coronavírus.
Em relação aos novos casos, o boletim aponta uma pequena redução. Nos últimos 14 dias, foram notificados 2.244 diagnósticos. Nas duas semanas anteriores foram 2.671.
A 18ª CRS voltou a recomendar o uso de máscaras e a melhoria da ventilação dos ambientes fechados de uso coletivo, em especial os serviços de saúde, escolas, transporte coletivo, indústrias, comércio, serviços e templos. Os profissionais também reforçaram que pessoas com comorbidades devem usar a proteção em quaisquer circunstâncias e que toda a população deve atualizar as doses de reforço da vacina contra a covid-19.