Dois estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Patrulhense, de Santo Antônio da Patrulha, foram habilitados para apresentar um projeto na área de saúde mental na cidade de Guadalajara, no México.
Lívia Cruz Ramos e Rafael de Jesus Tressoldi receberam, no último dia 05 de outubro, quatro prêmios do Concurso Brasileiro de Projetos Científicos e Tecnológicos (Infomatrix), realizado na cidade de Blumenau (SC). Agora, eles se preparam para participar da Infomatrix Mundial, que acontecerá em 2023.
O projeto desenvolvido pelos alunos patrulhenses tem como tema “Saúde Mental: a necessidade do autoconhecimento dos jovens no espaço escolar”, e foi concebido sob orientação dos professores Mateus Carvalho e Adriano Cardoso, bem como do professor da QI Faculdades e Escola Técnica, Rodrigo Barreto. O grupo, acompanhado da diretora da Escola Patrulhense, Bianca Salazar, foi recebido nesta semana pelo prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Rodrigo Massulo.
O projeto dos alunos da Escola Patrulhense teve início a partir de uma parceria entre a Diretoria de Inovação e Empreendedorismo da Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SEPDE) e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), por meio do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Além da vaga na edição mundial do Infomatrix, os jovens foram premiados com o troféu Platino, honraria máxima concedida pelo concurso. Eles também receberam o “Prêmio Piazitos de Proteção à Infância e à Adolescência”, oferecido pela Embaixadora Mundial da Paz, Vera Lima Ceroni, e o título de melhor publicação em revista científica.
A viagem ao México e todas as despesas da delegação que participará da Infomatrix serão custeadas a partir da arrecadação de fundos que buscará o apoio de órgãos públicos municipais e estaduais, bem como de parceiros privados.