A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) está com inscrições abertas para o Mestrado Profissional em Educação. O prazo termina no dia 28 de maio. O curso é ministrado na unidade de Osório e o início das aulas está previsto para o dia 17 de agosto de 2023.
De acordo com a Uergs, são 37 vagas para quatro linhas de pesquisa: contextos e cotidianos educacionais e a formação das docências (8 vagas); artes em contextos educacionais (11 vagas); direitos humanos, educação e tecnologias (6 vagas); e educação, culturas, linguagens e práticas sociais (12 vagas).
A seleção dos candidatos ocorre em duas fases: na primeira delas, é aplicada uma prova escrita. A segunda fase é composta pela análise do currículo e entrevista.
Para inscrever-se é necessário pagar uma taxa no valor de R$ 149,00. Candidatos economicamente hipossuficientes e pessoas com deficiência física poderão declarar a condição para a obtenção de isenção ao pagamento da taxa de inscrição.
O edital contendo todas as informações sobre o processo seletivo está disponível neste link. A Uergs não cobra mensalidade pela oferta de seus cursos.
A unidade da Uergs em Osório fica localizada na Rua Machado de Assis, n° 1456, no bairro Sulbrasileiro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3601-2256 ou pelo e-mail mestrado-educacao@uergs.edu.br.
O Mestrado Profissional em Educação tem entre os principais objetivos habilitar profissionais à criação e à implementação de ações transformadoras no campo da formação de professores para a educação básica e capacitar profissionais da educação para atuar em diferentes contextos da educação básica com vistas ao desenvolvimento, criação e produção de práticas inovadoras que impactem nos campos do currículo, políticas educacionais, artes, linguagens, tecnologias, memória e diversidade.
Ao término do curso, a universidade acredita que entregará ao mercado profissionais altamente capacitados para a identificação das potencialidades e necessidades oriundas do seu âmbito de trabalho, com recursos de pesquisa científica e de reflexão crítica para a produção de novas estratégias e ações para o fomento e qualificação do desenvolvimento regional.