Ponte pênsil entre Torres e Passo de Torres é liberada para pedestres

Com capacidade reduzida, nova travessia tem uma altura superior a da estrutura que ruiu há quase um ano e meio

Compartilhe

Obra foi bancada pela prefeitura do município catarinense. Fotos: Prefeitura de Passo de Torres

A Prefeitura de Passo de Torres (SC) informou que foi liberada a passagem de pedestres na nova ponte pênsil, na manhã desta sexta-feira (21). A travessia sobre o Rio Mampituba liga o município catarinense a cidade de Torres, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

“A obra estava pronta há algumas semanas, mas passava por rigorosas inspeções e ajustes de segurança para testagem da estrutura, como cabos, capacidade de peso, entre outros”, diz a prefeitura de Passo de Torres, que bancou a construção da travessia. O investimento foi de R$ 701,8 mil e contou também com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina.

A nova ponte pênsil terá 2 metros a mais de altura em relação à antiga estrutura, que ruiu na madrugada do dia 20 de fevereiro de 2023. Dezenas de pessoas caíram na água e houve uma vítima fatal. O jovem Brian dos Santos Grandi, de 20 anos, foi levado pela correnteza e seu corpo foi encontrado na beira da praia do município catarinense, três dias depois do trágico acidente.

A prefeitura de Passo de Torres informou que, agora, a capacidade máxima definida é de até 10 pessoas e há sinalização no local. “Os técnicos explicam que este número não foi determinado apenas baseado no peso suportado sobre a estrutura, mas também se levou em conta a capacidade de equilíbrio da quantidade de pedestres na passarela ao mesmo tempo. Antes a capacidade era de 20 pessoas”, explicou.

A nova altura da ponte pênsil é equiparada à da ponte de concreto, Anita Garibaldi, o que facilitará a passagem dos barcos. O objetivo é dar mais segurança para pedestres e pescadores que trafegam com embarcações pelo Rio Mampituba.

“A conclusão deste projeto é uma verdadeira vitória, diante de tantos entraves burocráticos que enfrentamos. Mas agora a comunidade conta novamente com esta ligação entre os dois estados em uma ponte que atende aos mais altos padrões de segurança. Continuamos comprometidos em melhorar a infraestrutura e a qualidade de vida dos nossos cidadãos”, declarou o prefeito de Passo de Torres, Valmir Rodrigues.

Iluminação especial

Também há um projeto de iluminação para ser implantado na ponte pênsil. As luzes farão todo o contorno da estrutura, embelezando a paisagem noturna das cidades de Torres e Passo de Torres. A instalação deve ser finalizada em breve.

Compartilhe

Postagens Relacionadas