O Litoral Norte do Rio Grande do Sul voltou a ser atingido por temporais de granizo, na tarde deste quarta-feira (23). A chuva de pedras ocorreu por volta das 14h e atingiu cidades mais ao Sul da região, como Mostardas e Cidreira.
Ao contrário dos registros nessa terça-feira (22), desta vez as pedras foram maiores e caíram em maior quantidade. Em Mostardas, há relatos de prejuízos em veículos e também em telhados. As pedras perfuram as telhas do CTG Tropeiros do Litoral.
Em Cidreira, não havia, até a publicação desta matéria, confirmação de prejuízos. O granizo atingiu várias regiões da cidade, como no vídeo abaixo, gravado por Rafael Portela Rocha, perto da ERS-784, na área rural. Segundo ele, o fenômeno durou aproximadamente 5 minutos.
Há dois avisos meteóricos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para boa parte do Rio Grande do Sul, dos quais os municípios do Litoral Norte estão incluídos. O primeiro, é classificado na cor amarela (Perigo Potencial – Tempestade) e a vigência iniciou às 21h dessa terça-feira (22) e segue até às 16h dessa quarta-feira (23). “Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos”.
Já o segundo alerta do Inmet, que inicia às 16h01, desta quarta-feira (23) com vigência até às 10h, desta quinta-feira (24), o grau de severidade é de cor laranja, que representa Perigo – Tempestade. “Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”.
Veja também:
Granizo danifica centenas de casas e prédios públicos em Mostardas
Moradores de Cidreira e Palmares registram granizo; alerta de temporais segue em vigor