A partir desta sexta-feira (1º), o uso de máscaras de proteção passa a ser opcional em Balneário Pinhal. O município era o único do Litoral Norte que ainda não havia flexibilizado a regra. O decreto com data dessa quinta-feira (31) foi divulgado na manhã desta quarta-feira (1º) pela Prefeitura.
O texto aponta, como nas demais cidades da região, algumas exceções que a máscara seguirá sendo obrigatória. No caso de Balneário Pinhal a exigência vale para unidades de saúde, farmácias, transporte coletivo, escolas e para pessoas que fazem uso de imunossupressores.
Tramandaí, Imbé e Tavares publicaram seus decretos na última segunda-feira (28), e deixaram de exigir o uso da máscara de proteção também nos ambientes fechados.
Outras oito cidades tornaram opcional o uso de máscaras em ambientes fechados por meio de decretos publicados na sexta-feira (24): Cidreira, Osório, Maquiné, Caraá, Itati, Três Forquilhas, Dom Pedro de Alcântara e Palmares do Sul.
Os primeiros municípios do Litoral Norte a dispensarem a obrigatoriedade foram Santo Antônio da Patrulha, Xangri-Lá, Capão da Canoa, Terra de Areia, Mostardas e Mampituba. Logo depois, foram publicados os decretos de Torres, Morrinhos do Sul, Arroio do Sal, Capivari do Sul e Três Cachoeiras.
Cada cidade tem as suas regras e consultar os canais oficiais das prefeituras onde já ocorreram as flexibilizações, é o melhor caminho.