A edição desse fim de semana da Operação Hoplitas da Brigada Militar (BM) teve 607 pessoas abordadas e 402 veículos vistoriados no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. De sexta-feira (29) até domingo (31), policiais militares prenderam 12 pessoas na região.
Nas ações houve ainda e elaboração de quatro termos circunstanciados, a apreensão de uma arma de fogo, mais de 350 gramas de maconha, cocaína e crack, munição e dinheiro.
Em Torres, no bairro Stan, um adolescente de 17 anos foi apreendido com um revólver calibre 22, munições, uma faca e um canivete a uma porção de maconha. O flagrante ocorreu após uma briga de vizinhos em que o menor ameaçou uma pessoa com a arma de fogo.
No bairro São Brás, também em Torres, uma equipe da BM prendeu um homem por tráfico de drogas. Com ele, foram apreendidas três porções de maconha, um tijolo maior da mesma droga, quatro porções de farelo de maconha, seis porções de cocaína, uma balança de precisão, um celular, materiais utilizados para fracionamento da droga e R$ 680,00.
Na praia de Mariápolis, em Osório, os PMs recuperaram um carro furtado. O homem que dirigia o automóvel tentou fugir, mas foi preso por receptação. O veículo tinha sido furtado no dia 22 de outubro em Xangri-Lá.
Operação Hoplitas
A Operação Hoplitas, realizada todos os finais de semana no Litoral Norte, é direcionada ao enfrentamento de delitos onde os índices são avaliados dentro do Programa do Estado o “RS Seguro”.
As ações são coordenadas pelo Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) Litoral e envolvem os efetivos do 8° Batalhão de Polícia Militar (BPM) e 2° Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (BPAT).
O trabalho consiste na intensificação da atividade de policiamento ostensivo, barreiras policiais, abordagens a veículos e pessoas, também com paradas em pontos base para a visibilidade, apreensão de objetos ilícitos e na captura de foragidos da justiça, para reprimir delitos como homicídios, tráfico de drogas e porte ilegal de arma.