Saiba como está a vacinação contra a Covid-19 no Litoral Norte

Compartilhe

Foto: Leandro Luz / Prefeitura de Imbé

Pelo menos 36.721 pessoas receberem a primeira dose de uma das vacinas contra a Covid-19 no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. O número representa pouco mais de 9% da população da região, conforme a estimativa mais recente do IBGE, feita em 2020.

Os dados foram informados até a última sexta-feira (26) pelas prefeituras ao Programa Nacional de Imunizações. A divulgação é feita pela 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS).

Além disso, já foram aplicadas ao menos 11.766 injeções da segunda dose, necessária para completar a imunização. Ao todo, são 48.487 doses aplicadas desde o início da campanha. Isso representa 65% do total de recebidas: 74.624.

Após a vacinação dos profissionais da saúde, dos indígenas aldeados e dos moradores de instituições de longa permanência, a aplicação da CoronaVac e Aztrazeneca ganhou mais velocidade nas últimas semanas. Com a chegada de novas remessas, os municípios têm conseguido ampliar a faixa etária de vacinação.

A idade para receber a injeção varia um pouco de cidade para cidade. Mas, nesta semana que está começando, quatro dos seis maiores municípios da região já têm previsão de vacinar o público abaixo dos 70 anos.

Tramandaí

Foto: Prefeitura de Tramandaí

O município já aplicou 7.858 doses das 10.940 recebidas. Na linha de frente da área da saúde, 1.708 profissionais já foram vacinadas, desses 757 com as duas doses. Também foram imunizados 227 idosos que vivem em instituições de longa permanência.

Além disso, já receberam a primeira injeção, 4.214 idosos com 73 anos ou mais. Desses, 951 já tiveram a segunda dose aplicada.

Nesta segunda-feira (29), começa a aplicação das vacinas nas pessoas com 70 anos ou mais. Haverá um drive-thru junto à Farmácia Municipal.

De acordo com o diretor da Vigilância em Saúde, Victor Ilha, a previsão é iniciar a vacinação para pessoas com 68 anos ou mais na quarta-feira (30). Para quem tem a partir de 65 anos, a primeira dose deve ser aplicada a partir do dia 5 de abril.

Capão da Canoa

A cidade recebeu 8.310 doses e aplicou 5.307. São 1.265 profissionais da área da saúde, sendo que 491 já receberam a segunda aplicação. Idosos e deficientes em instituições em longa permanência são 96, todos com a primeira injeção e 86 com as duas doses.

Entre os demais idosos, 2.654 receberam a primeira dose e 598 a segunda.  Também estão sendo imunizados 104 cuidadores.

O município abriu a vacinação para idosos de 74 anos ou mais. Nesta segunda-feira (29) será a vez de quem tem 72 e 73 anos. Já na terça-feira (30), ocorre a vacinação para o público entre 70 e 71 anos.

O prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, reivindicou mais doses para o município. Ele alegou que apesar de ter a maior população do Litoral Norte, a cidade é quinta em quantidade vacinas recebidas.

Imbé

Mais de 700 doses foram aplicadas no sábado em Imbé. Foto: Leandro Luz / Prefeitura de Imbé

A Prefeitura de Imbé promoveu dois dias de drive-thru de vacinação na sexta-feira (26) e no sábado (27), no Ginásio de Esportes Engenheiro Floreal Sala. O município iniciou a aplicação da primeira dose nos idosos com 70 anos ou mais. Apenas no sábado foram mais de 700 pessoas vacinadas.

Segundo o secretário municipal da Saúde, Tierres da Rosa, a ampliação da faixa etária dependerá da chegada de mais doses das vacinas. O município já recebeu 4.860 doses e aplicou 2.599, conforme a última atualização em 27 de março, no site oficial sobre a vacinação da Prefeitura.

Osório

Drive-thru em Osório. Foto: Ascom / Prefeitura de Osório

Das 10.040 doses recebidas, 7.883 já foram aplicadas em Osório. Os profissionais de saúde são 2.002, sendo que 1.068 já receberam as duas injeções. Também receberam pelo menos uma dose, 31 indígenas, 166 pessoas em instituições de longa permanência e 93 acamados com 60 anos ou mais.

Entre os idosos com 70 anos ou mais 3.934 receberam a primeira dose e 368 já passaram pela segunda aplicação.

Para esta segunda-feira (29) está prevista a vacinação para quem tem 68 e 69 anos enquanto houver doses disponíveis.  Serão dois pontos de drive-thru e no Posto Central, a partir das 13h30.  Na Vila Olímpica e no Instituto Federal haverá 300 doses em cada. No Posto Central, serão 200 doses.

Torres

A Secretaria Municipal de Saúde está preparando várias ações de imunização contra a Covid-19 nos próximos dias. Tem vacinação da primeira dose na próxima terça-feira, dia 30 de março, dos idosos com 69 anos ou mais. Na quarta-feira, 31 de março, tem imunização dos com 68 anos ou mais e na quinta-feira, dia 1º de abril, vão se vacinar os idosos com 67 anos ou mais.

A aplicação da vacinas começa as 8h e podem ser feita no drive-thru do Parque do Balonismo ou agendamento para pacientes cadastrados nos postos de saúde.

Santo Antônio da Patrulha

Conforme o último balanço divulgado pela Prefeitura, na tarde de sexta-feira (26), 5.430 pessoas receberam a primeira dose da vacina. Foram vacinados até agora profissionais da saúde, incluindo os de clínicas, farmácias e laboratórios, idosos e deficientes residentes em instituições de longa permanência, pessoas com 69 anos ou mais e pessoas com deficiência cognitiva cadeirantes ou acamadas.

Já a segunda dose foi aplicada em 1.606 pessoas, seguindo a data agendada na carteira de vacinação.

Nesta segunda-feira (29), a vacinação continua para pessoas com 67 anos completos ou mais. Para ser vacinado, basta se dirigir ao Ginásio de Esportes, em sistema drive-thru, portando documento de identificação com CPF e um comprovante de residência. O horário é das 9h às 16h30.

Compartilhe

Postagens Relacionadas