Desde a semana passada, o Hospital de Tramandaí (HT) conta com seis novos leitos de UTI exclusivos para atender pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19. Eles funcionam em uma área separada da Unidade de Terapia Intensiva da instituição, com capacidade para 10 pessoas.
O diretor do HT, Luis Gernaro Figoli, explicou ao Litoral na Rede que esses novos leitos fazem parte das ações dos governos estadual e federal para ampliar a rede de atendimento de forma emergencial durante a pandemia do novo coronavírus. “É uma área separada, uma área isolada, para proteção dos próprios pacientes, dos outros pacientes e da equipe”, esclareceu Genaro.
Além dos leitos de terapia intensiva foram instalados seis novos leitos clínicos para atender casos relacionados à infecção pelo coronavírus. O diretor acredita que ainda há possibilidade de ampliar a estrutura de atendimento do HT.
“Estamos trabalhando com o Estado a possibilidade de ampliarmos para 10 leitos de UTI Covid, então nos ficaríamos com 20 leitos de UTI, 10 de UTI normal e 10 leitos de UTI Covid”, projetou.
Conforme a direção, desde o início da epidemia o hospital atendeu 27 pacientes com suspeita de Covid-19 e outros dois com a confirmação da doença. Na manhã desta quarta-feira (13) não havia pessoas internadas na UTI para casos de coronavírus. Um paciente com diagnóstico confirmado estava internado nos leitos clínicos.
Os novos leitos criados em função da pandemia são temporários e ainda não há definição se serão mantidos após a situação relacionado ao novo coronavírus estar sob controle.