Os moradores de Imbé enfrentam falta de abastecimento de água desde o fim da tarde dessa quinta-feira (21). O problema atinge toda a cidade e foi causado pelo rompimento de uma adutora da Corsan nas imediações do cruzamento das Avenidas Paraguassú e Santa Rosa.
A estatal informou que o rompimento dos canos foi causado por uma obra da Prefeitura. Desde a manhã de terça-feira (19), a Secretaria Municipal de Obras e Viação trabalha no local em melhorias da canalização da rede de esgoto pluvial (água da chuva).
Às 9h desta sexta-feira (22), o site da Corsan informava que o abastecimento de água seria normalizado até o fim da tarde no município. Equipes da empresa e da Prefeitura trabalharam durante toda a madrugada no local.
Em sua página no Facebook, o prefeito de Imbé, Pierre Emerim, fez duas manifestações sobre a situação, ambas na manhã desta sexta-feira.
“O serviço de transposição de rede pluvial nova e adequada na Avenida Santa Rosa com Paraguassú ocasionou, por várias vezes, nesses três últimos dias, rompimento da adutora de água da Corsan. Essa rede é muito superficial, o serviço realizado pela Prefeitura é mais profundo. Infelizmente estamos ainda sem água normalizada em nossas residências. Os trabalhadores passaram a noite trabalhando na troca dessa tubulação que é antiga e devem continuar agora até solucionar. A verdade é que além de ser uma obra complexa, a tubulação não suportava nenhuma intervenção, totalmente irresistente, por isso, a opção pela Corsan em não apenas remendar, mais sim trocá-la, para que no futuro não possa romper novamente”, escreveu o prefeito em uma das publicações.
Em outra manifestação na rede social, Pierre Emerim, destacou as más condições dos canos da Corsan. “Além de totalmente antigos, estão podres em razão do tempo”, afirmou. No texto com duas fotos (veja abaixo) que mostram a canalização, ele ainda questiona: “Você não concorda, observando o péssimo estado de conservação, que eles deveriam ser trocados?”
Leia nota oficial do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Imbé
“A administração pública de Imbé vem esclarecer que está sendo feita a troca da antiga tubulação da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), que estava totalmente comprometida. O serviço ocorre na Avenida Santa Rosa com Paraguassú, no centro da cidade, desde a última terça-feira (19/11). O encanamento pluvial estava comprometido, com areia, brita e outros detritos que impediam a correta vazão das águas. Por ser uma obra complexa, a tubulação não suportava mais intervenções e a opção foi trocá-la, para que no futuro não possa romper novamente. Servidores da Secretaria de Obras e Viação (SMOV) estão mobilizados e até o meio dia dessa sexta-feira (22/11), o serviço será concluído. Após esse prazo, ao longo da tarde, a Corsan deverá normalizar o serviço de abastecimento de água.”