Um grupo de estudantes realizou uma manifestação, nesta sexta-feira (12), em frente ao prédio da 11ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), em Osório. O protesto foi feito um dia após a entrega de uma pauta de reivindicações à CRE. Uma das reclamações do grupo é a falta de professores de algumas disciplinas mais de um mês depois do início do ano letivo na rede estadual.
O movimento foi uma iniciativa de estudantes das escolas 9 de maio, de Imbé, Barão de Tramandaí, de Tramandaí, e Idelfonso Simões Lopes, de Osório. Eles levaram cartazes com frases como “Luto pela Educação”, “Queremos nossos direitos” e “SOS professores”.
Uma das estudantes que participou da mobilização, Luciana Külzer, de Imbé, relatou ao Litoral na Rede que ainda faltam professores de disciplinas como química e biologia em algumas escolas. Segundo ela, a intenção é também discutir mudanças que estão sendo implantas na rede pública de ensino que poderão causar prejuízos aos alunos.
A pauta de reivindicações assinada pelo presidente do Grêmio Estudantil da Escola 9 de Maio Pedro Rogério de Matos Pinto, entregue na quinta-feira à 11ª CRE inclui, além da falta de professores, problemas como a troca frequente dos profissionais, superlotação das salas de aula e falta de segurança dentro e fora da instituição.
Conforme os estudantes, a Coordenadoria pediu um prazo de 15 dias para apresentar respostas às reivindicações.