Ao lado do Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia dos Namorados, o Dia das Crianças ganha significativa importância para o segmento de joalherias. De acordo com estudos já realizados, as crianças podem influenciar em até 80% das decisões de compras dos pais, a escolha das joias para crianças não fica fora dessa realidade.
De acordo com o presidente da Associação do Comércio de Joias, Relógios e Óptica do Rio Grande do Sul (Ajorsul), Eduardo Machado, o mais comum são linhas infantis indicadas para meninos e meninas de até 12 anos. “O mercado de luxo, como o de joias para crianças ou produtos artesanais personalizados, é muito importante porque são artigos que duram a vida inteira e o valor sentimental é muito grande” afirmou.
As opções de joias e semijoias são muitas e algumas são feitas à mão, pois a confecção das peças é geralmente um processo cuidadoso e delicado. Os designers trabalham na produção de peças infantis inserindo elementos que fazem parte do universo de crianças como bailarinas, heróis, fadas, bichos, personagens de desenhos e livros, entre outros temas.