
O Rio Grande do Sul tem três alertas de tempestade emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Dois deles incluem cidades do Litoral Norte. Nesse domingo (30), a meteorologista Ludmila Pochmann já havia informado sobre a mudança no tempo aos leitores do portal Litoral na Rede.
Um dos alertas do Inmet é amarelo, de perigo potencial. Entrou em vigor às 11h desta segunda-feira (31) e se estende até às 6h de terça-feira (01). Ele vale para boa parte do Rio Grande do Sul, incluindo todos os 23 municípios do Litoral Norte, como Capão da Canoa e Torres. Vale ainda para partes dos estados de Santa Catarina e Paraná. [Veja o mapa abaixo].
“Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos”, aponta o Inmet.

Aviso laranja
Um segundo alerta do Inmet é laranja, de perigo. Vale até as 23h desta segunda-feira e se concentra mais na faixa Leste do Rio Grande do Sul, incluindo a Região Metropolitana de Porto Alegre e partes do Litoral Sul e do Litoral Norte.
Em relação ao Litoral Norte, esse aviso abrange a faixa mais ao sul, desde Tavares até Tramandaí, e as cidades de Osório e Santo Antônio da Patrulha, mais distantes do mar.
“Chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco”, diz o alerta.

Terceiro aviso
Por fim, o RS tem um terceiro alerta vigente até as 20h desta segunda-feira. Esse é amarelo e não inclui o Litoral Norte, já que se estende desde o extremo sul gaúcho até a Fronteira Oeste.
“Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos”, informa o Inmet.

Cuidados
O Inmet recomenda que que, em caso de rajadas de vento, “não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda”.
Também indica que as pessoas evitem usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em caso de necessidade, a orientação é acionar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).