Tramandaí terá unidade exclusiva para atender casos suspeitos de covid-19

Compartilhe

Foto: SES

O prédio da nova Unidade Básica de Saúde do bairro Litoral, em Tramandaí será destinado temporariamente para atender exclusivamente casos suspeitos de contaminação pelo coronavírus. A medida foi planejada pela Secretaria Municipal da Saúde e leva em conta a alta demanda por atendimento de pacientes com sintomas respiratórios e o maior movimentação de pessoas na cidade durante o verão.

A estratégia foi confirmada ao Litoral na Rede pelo secretário de Saúde de Tramandaí, Luciano Saltiel. “Já que nós estamos concluindo a UBS Litoral, optamos por adaptar esse posto para o atendimento da área de covid, que hoje está na UPA. Então, nós deixamos o atendimento geral de urgência e emergência na UPA e transferimos o atendimento de assintomáticos respiratórios para a UBS, que a gente está em fase de conclusão”, explicou.

A expectativa do secretário é que o espaço exclusivo para casos suspeitos de covid-19 entre em funcionamento antes do Natal, mas a data de abertura ainda será anunciada. Ele informou ainda que a Secretaria Estadual da Saúde confirmou, nesta quinta-feira (17), que encaminhará nesta sexta-feira (18) seis respiradores e seis monitores para o município.

Inicialmente os equipamentos serão utilizados na Unidade de Pronto Atendimento e depois transferidos para a UBS do bairro Litoral. “Depois de passar este período pandêmico, essa unidade vai funcionar como uma UBS”, explicou Saltiel.

“A nossa grande preocupação hoje é que a regulação (de leitos) não está suportando. Ontem, os dois respiradores que nós temos na UPA estavam ocupados. Se precisasse mais um, nós teríamos dificuldade. Eu não pretendo criar uma UTI dentro de uma unidade de saúde, pretendo dar um pouco mais de tranquilidade ao paciente enquanto aguarda a transferência para um leito de UTI”, finalizou o secretário da Saúde de Tramandaí.

Compartilhe

Postagens Relacionadas