Um meteoro de elevada magnitude se extinguiu junto à costa do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, na madrugada deste domingo (31). A informação foi divulgada pelo Observatório Heller & Jung, que registrou imagens do fenômeno.
O contexto garantiu um diferencial. A trajetória do meteoro Fireball foi gravada por uma câmera onde também aparecia a Lua. O registro foi realizado à 0h07 a partir da cidade de Taquara, no Vale do Paranhana, onde fica o observatório. Veja o vídeo abaixo.
“Apesar de estarem a distâncias bem diferentes, o registro da Lua com a queda de um meteoro ao lado sempre é muito bonito para observadores”, disse o diretor do Observatório Heller & Jung, Carlos Fernando Jung. Ele informou que o meteoro faz parte da chuva March xi Draconids e teve magnitude de -4,3 e duração de 4,1 segundos.
De acordo com análise realizada por Jung, o meteoro entrou na atmosfera a uma altitude de 98 Km e se extinguiu a 73 Km. “A extinção ocorreu na costa do RS aproximadamente sobre Capão da Canoa”, apontou.
Veja o vídeo
Os meteoros são fenômenos luminosos ocasionados pela entrada de fragmentos de um corpo celeste na atmosfera. O atrito do material sólido em alta velocidade com os gases da atmosfera faz com que ele se torne incandescente e deixe um rastro luminoso no céu.
A maioria dos meteoros se desintegra antes de chegar à superfície da Terra. Aqueles que conseguem chegar ao solo são chamados de meteoritos.
Veja também: Vídeo: Observatório registra explosão de bólido sobre o mar no RS