Santo Antônio da Patrulha ativa câmeras de videomonitoramento

Compartilhe

13 câmeras de monitoramento entraram em funcionamento em Santo Antônio da Patrulha: Prefeitura Municipal

As 13 câmeras de videomonitoramento instaladas em Santo Antônio da Patrulha eram para entrar em funcionamento em 2011, mas somente nesta quinta-feira (09), que os equipamentos foram ativados pela prefeitura. O prefeito Daiçon Maciel da Silva explicou que o município havia sido contemplado com o projeto de videomonitoramento do Litoral Norte, executado pelo Ministério da Justiça através do Programa Nacional de Segurança e Cidadania (PRONASCI). Na época, o programa de videomonitoramento foi executado pela Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte).

De acordo com o prefeito, o baixo número de efetivo da Brigada Militar e a falta de tomada de decisão do Governo do Estado foram as principais dificuldades para que o serviço de videomonitoramento não fosse colocado em prática. “Os equipamentos foram instalados e uma sala para monitoramento foi construída pela prefeitura junto ao Batalhão da Brigada Militar local. As 13 câmeras deveriam entrar em funcionamento antes do verão de 2012. Porém, não foi o que aconteceu” disse ele.

Sem funcionar, com o tempo os equipamentos ficaram deteriorados. Mas somente em 2016 que o assunto foi retomado em parceria com o (Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública Consepro) na Associação Comercial e Industrial de Santo Antônio da Patrulha (ACISAP). Uma reunião com representantes de diversos órgãos de segurança e municipais definiu os próximos rumos para que a ideia saísse do papel.

Naquele ano, através de um projeto aprovado pelo Poder Judiciário, ficou definido que as câmeras de videomonitoramento passariam por manutenção e seriam recuperadas, através de recursos existentes das penas alternativas. Mas somente em janeiro de 2018, que foi assinada a liberação de R$ 90.756,50. Empresários locais contribuíram com mais R$ 37 mil.

Também em 2018, foi celebrado um Termo de Cooperação entre o Governo do Estado, através da Secretaria da Segurança Pública, com a prefeitura do município e o Consepro que viabilizou a execução do projeto.

Inauguração

Nessa quinta-feira (09), uma solenidade foi realizada no tradicional Café da Manhã da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santo Antônio da Patrulha – ACISAP, e Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, sob o comando do seu presidente, Marcione dos Santos Gomes, e contou com a presença de autoridades do município, entidades participantes do projeto de instalação das câmeras e associados da ACISAP/CDL.

O presidente do Consepro de Santo Antônio da Patrulha, Cláudio da Costa Silveira comemora a união e o envolvimento de tantas entidades e dos empresários para que este projeto se concretizasse e afirmou que outras ações semelhantes podem ser realizadas. Ele pediu o apoio de empresários, especialmente de instituições bancárias, a exemplo do que faz o Sicredi, que já colabora com o Consepro.

O prefeito disse que é um alívio ver um bem conquistado para o município ainda na sua gestão anterior, agora estar de fato sendo implantado. “Quem ganha é a população. Nós temos muito a agradecer a todos que foram parceiros”, disse.

Compartilhe

Postagens Relacionadas