RS pode ter enchente semelhante a registrada em setembro, alerta Eduardo Leite

Castigado pelos temporais de dois meses atrás, Vale do Taquari está em estado de alerta

Compartilhe

Enchentes de setembro causaram destruição e mortes no Vale do Taquari. Foto: Maurício Tonetto / Governo do RS

Região mais castigada do Rio Grande do Sul nos temporais do começo de setembro, o Vale do Taquari deve sofrer nas próximas horas com novas inundações provocadas pelas fortes chuvas das últimas horas. O alerta foi feito pelo governador Eduardo Leite, na tarde deste sábado (18).

A enchente deve atingir a região em níveis similares aos registrados há dois meses, deixando a população em alerta. As chuvas volumosas estão provocando a elevação do Rio Taquari e provocando transtornos em pelo menos 45 municípios da região.

Segundo o Governo do Estado, o nível do rio deve subir gradualmente ainda neste sábado até chegar à cota de inundação. Embora o nível das águas não deva se elevar de maneira abrupta, o volume de água e a cota de inundação serão muito parecidos com os registrados em setembro.

“Podemos vivenciar um episódio semelhante ao que tivemos em setembro. Provavelmente não com as enxurradas, com a velocidade dos rios, mas sim com a elevação rápida do Rio Taquari, atingido localidades que foram atingidas também naquele episódio de setembro ao longo das próximas horas”, diz Leite.

Diante da situação extrema, o governador ressaltou que é muito importante que as pessoas que moram em áreas de risco, que foram afetadas pela enchente de setembro ou que já estão em situação de alagamento, procurem informar-se com as Defesas Civis dos respectivos municípios sobre quais são as medidas de prevenção previstas nos seus Planos de Contingência, como rotas de fuga, locais de risco e abrigos públicos.

“Todos aqueles que estão nessas cidades, é muito importante que todos saibam esse risco é real. Precisamos que essas pessoas que vivem nessas localidades que foram atingidas em setembro deixem as suas casas e possam estar em lugar seguro. É momento de cuidar da vida de todos, depois vamos ter todo o cuidado pra restabelecer, reorganizar aquilo que eventualmente tenha sido atingido por conta dessas fortes chuvas”, afirma.

Pelo menos 52 pessoas morreram nas enchentes de setembro no Vale do Taquari. Na ocasião, a força das águas do rio deixou um rastro de prejuízos e destruição em diversas localidades, sobretudo nos municípios de Muçum e Roca Sales.

Leia também:

Temporais provocam bloqueios em rodovias estaduais do Litoral Norte

Torres registrou 116 mm de chuva em 12 horas, diz Inmet; veja fotos

Compartilhe

Postagens Relacionadas