Mais de R$ 3 milhões: pode parecer muito dinheiro. Não quando o assunto é manutenção e conservação de rodovias. Considerando que o custo médio, pago pelo governo do Estado, para recuperação de um quilômetro de estrada é de R$ 500 mil, seria possível realizar obras para deixar em condições adequadas de tráfego apenas seis quilômetros. A comparação serve para entender o que é possível fazer com todo o orçamento anual previsto para a 16ª Superintendência do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) em Osório, responsável por uma extensão de 637 quilômetros de vias pavimentadas e não pavimentadas.
O Litoral na Rede também teve acesso, por meio da Lei de Acesso à Informação, aos investimentos em estradas da região nos últimos dez anos. Sem considerar a inflação, o maior orçamento foi o do ano passado: R$ 6,1 milhões, 47% a mais do que em 2016. Em 2013 e 2014, foram respectivamente R$ 2,3 milhões e R$ 2 milhões para manutenção das rodovias. Veja no quadro abaixo os recursos para as estradas do Litoral Norte desde 2005.
Com poucos recursos, a Superintendência do DAER em Osório foca o trabalho nas operações tapa buracos, na recuperação de acostamentos e capina das margens das rodovias com equipes próprias. O superintendente regional, engenheiro Nelson Haeser admite que “tapa buraco é uma medida mais econômica, mas não resiste muito tempo”. Ele explica ainda que há um esforço para a manutenção das máquinas usadas no trabalho e para empregar de forma mais eficiente os funcionários. “Temos pouca gente, mas vamos fazendo aos poucos”, afirma o engenheiro.
Investimentos nas rodovias da região
Ano |
Valor em R$ |
2005 | 1.668.452,63 |
2006 | 1.704.378,35 |
2007 | 1.100.564,78 |
2008 | 955.206,51 |
2009 | 853.659,96 |
2010 | 2.102.293,05 |
2011 | 1.426.412,96 |
2012 | 1.153.471,11 |
2013 | 2.366.010,05 |
2014 | 2.023.097,67 |
2015 | 6.187.047,59 |
2016 | 3.208.015,36 |
Fonte: DAER – RS
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