Recicladores poderão receber bicicletas para substituir carroças em Tramandaí

Inscrições para participar do projeto Cooper Bike da prefeitura começaram

Compartilhe

Bicicletas com cestos coletores serão usadas para coleta de recicláveis em Tramandaí. Foto: Gabriel Torres / Ascom PMT

Tiveram início, nesta semana, as inscrições ao “Cooper Bike”, projeto da prefeitura de Tramandaí, voltado aos profissionais que atuam na coleta de materiais de reciclagem na cidade. A ação ocorre por meio da Secretaria de Meio Ambiente, como o objetivo de valorizar e qualificar esses trabalhadores.

A ideia, conforme a prefeitura, é substituir gradativamente os veículos de tração animal no município. Nesta primeira fase do projeto será realizada a doação de 29 Cooper Bikes. Todas elas serão identificadas e numeradas.

O público-alvo do projeto consiste em pessoas que trabalhem com a coleta de resíduos e principalmente aqueles que utilizam carroças para desenvolver suas atividades. Serão priorizados aqueles que tiverem a intenção de trocar sua carroça pela bicicleta.

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Fernando Leandro Borges, caso ocorra um número maior de inscritos que o número de Cooper Bikes disponíveis para doação, haverá um sorteio para estabelecer as pessoas que receberão os veículos.

Aos que optarem pela troca de sua carroça não participarão do sorteio, pois são um grupo prioritário para o projeto e terão assegurados o recebimento da Cooper Bike.

Inscrições

Os interessados devem procurar a sede da Secretaria de Meio Ambiente (SMAM), localizada na Rua Rebouças nº199 (próximo a Brigada Militar de Tramandaí). As inscrições seguem até o dia 03 de maio, sendo voluntária e sem custos.

Objetivos

a) valorizar os catadores de resíduos recicláveis;
b) substituir gradativamente os veículos de tração animal, nas áreas urbanas do município de Tramandaí;
c) colaborar com um trânsito mais seguro, evitando acidentes com veículos de tração animal, com equinos errantes e com demais veículos que circulam no município;
d) evitar a utilização de equinos doentes, machucados, não ferrados, sem arreios adequados, no trabalho em carroças;
e) acabar com o abandono/descarte de equinos debilitados, doentes, fracos, fraturados e cegos, no município de Tramandaí;
f) evitar zoonoses provocadas pela decomposição de animais abandonados nas ruas do município.

Compartilhe

Postagens Relacionadas