Queda de avião em Gramado mata dez pessoas da mesma família

Acidente também deixou 17 feridos em terra; duas mulheres estão em estado grave

Compartilhe

Local da queda do avião em Gramado. Foto: Maurício Tonetto / Secom RS

O governo do Rio Grande do Sul confirmou que 10 pessoas estavam no avião que caiu na manhã deste domingo (22), em Gramado, na Serra Gaúcha. Todas eram da mesma família. Segundo as autoridades, não houve sobreviventes entre os ocupantes da aeronave de pequeno porte.

Em entrevista coletiva no início da tarde, o governador Eduardo Leite informou que outras 17 pessoas que estavam em terra, no local da queda ficaram feridas. Elas foram encaminhadas para os hospitais de Gramado e Canela.

Do total de pessoas que precisaram de atendimento médico, cinco tiveram alta do Hospital de Canela. As equipes de socorro encaminharam outras 12 para o Hospital de Gramado.

Duas mulheres estão em estado grave devido a queimaduras e, por isso, estão sendo transferidas para Porto Alegre.

Dez mortos da mesma família

A Polícia Civil identificou as 10 pessoas que estavam a bordo do avião e confirmou que todas são da mesma família de São Paulo. O dono e piloto da aeronave era o empresário Luiz Claudio Salgueiro Galeazzi. Segundo o delegado Gustavo Barcelos, junto com ele estavam a esposa, três filhos – adolescentes -, a sogra, a irmã e o cunhado e duas crianças.

Conforme a Polícia Civil, por se tratar de uma aeronave particular não havia uma lista oficial de passageiros. A apuração das identidades ocorreu a partir de contato com o sócio do piloto e proprietário do avião, com o hotel onde a família estava hospedada e imagens das câmeras de segurança que mostram as vítimas embarcando no Aeroporto de Canela.

Perícia e investigação

Avião pegou fogo ao cair em Gramado. Imagem: Defesa Civil RS / Divulgação

Equipes do Instituto-Geral de Perícias trabalham no local do acidente para localizar os corpos e confirmar as identidades das dez pessoas mortas no acidente aéreo.

A Aeronáutica informou que iniciou a investigação sobre a causa do acidente. Investigadores do Quinto Serviço Regional do Centro de Investigação e Prevenção e Acidente Aeronáuticos (CENIPA) seguirão de Canoas para Gramado para realizar a inspeção inicial.

O acidente

O avião decolou por volta de 9h15 deste domingo (22) do Aeroporto de Canela com destinado a Jundiaí, em São Paulo. Minutos depois da decolagem o avião caiu na área urbana, na Avenida das Hortênsias, na área central de Gramado, próximo ao limite com Canela.

Aeronave (à direita) pouco antes da decolagem no Aeroporto de Canela.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, “o avião colidiu na chaminé de um prédio, depois no segundo andar de uma residência e, então, caiu sobre uma loja de móveis. Destroços ainda alcançaram uma pousada.”

Compartilhe

Postagens Relacionadas