Na manhã dessa sexta-feira (16), um protesto reuniu centenas de agricultores e pecuaristas do Litoral Norte, para protestar em frente ao prédio do Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS) em Osório. Os manifestantes vieram de diversas cidades da região e eles são contra a reforma da previdência, que atinge diretamente os homens e as mulheres do Campo.
Os agricultores e pecuaristas caminharam nas ruas da cidade e estavam indignados com o Governo Federal, que quer obrigar as pessoas que atuam no campo a trabalharem até os 65 anos para se aposentar. Em outras cidades de outras regiões também teve mobilização nas ruas, como em Canguçu, região sul do Estado, que é reconhecida como a Capital Latino-Americana da Agricultura Familiar.
O Litoral na Rede, entrou em contato com o deputado estadual, Pedro Pereira (PSDB), que na última terça-feira se manifestou contra a reforma da previdência, durante a Sessão Plenária da Assembleia Legislativa. Segundo o parlamentar, esta proposta é vergonhosa e não se pode admitir este absurdo. “Só pode ser louco, quem propôs esta mudança na previdência dos nossos homens e mulheres do meio rural. Eles não sabem a diferença do feijão plantado do feijão colhido” disse.
Pereira disse ainda, que está mobilizando outros parlamentares da Assembleia Legislativa, para juntos cobrarem dos deputados federais do Estado, dos senadores, dos ministros e principalmente do presidente da república, Michel Temer. “Não se pode comparar os que têm atividade no campo, de sol a sol, com os que estão em gabinetes, com ar-condicionado. Eu sou médico e sei que é muito difícil uma pessoa resistir até os 65 anos trabalhando no meio rural. Infelizmente aos 60 anos elas já estão bastante debilitadas” afirmou.