
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a porta de entrada para a maioria das universidades públicas brasileiras. A nota das provas pode garantir o ingresso do estudante em um curso de graduação. A preparação antecipada permite mais tranquilidade e melhor desempenho na hora de enfrentar as 180 questões e a redação.
O professor de Inglês e Espanhol, Daniel Esteve, que trabalha em cursos pré-vestibular e pré-Enem desde a década de 1990, salienta que um dos maiores desafios do Exame é a quantidade de questões e o tempo para respondê-las. Por isso, ele recomenda que os estudantes que pretende prestar o Enem no fim deste ano, comecem logo a se preparar.
O professor, que atualmente integra a equipe do Alternativas Preparatórios, em Tramandaí, destaca que é muito importante que os alunos realizem testes de tempo para resolução das questões, evitando que nos dias do exame não consigam concluir toda a prova. “Quanto mais tu treinas, mais tu conheces a prova. Tu vai saber o que esperar quando chegar lá”, explicou.
Daniel alerta ainda que o Enem tem uma proposta pedagógica diferente dos vestibulares das universidades, o que reforça a importância do treinamento, especialmente para quem fará as provas pela primeira vez.
O professor sugere ainda que os estudantes que já concluíram o Ensino Médio dediquem pelo menos 8 horas por dia para estudar, parte no curso preparatório e também em casa. “Para quem ainda está na escola, tem que priorizar o colégio, mas é possível fazer o curso pré-Enem durante o Ensino Médio”, orientou Daniel.
Curso Pré-Enem
Um dos mais conceituados cursos preparatórios para o Enem e vestibulares do Litoral Norte já ajudou estudantes a ingressaram em cursos de Medicina e Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS) e Fundação Universidade de Rio Grande (FURG) . No Alternativas Preparatórios a equipe de professores trabalha com foco no treinamento e na preparação dos estudantes para encarar as provas com segurança e tranquilidade.
O professor Daniel Esteve explicou ao Litoral na Rede que o curso orienta os estudantes através da elaboração de um cronograma de estudos e treinamento intenso das questões do Enem. “O cursinho organiza todo o conhecimento do Ensino Médio para o treinamento da prova”, contou.
O Pré-Enem do Alternativas Preparatórios tem aulas nos turnos da tarde ou da noite de segunda a sexta-feira, com encontros também em alguns sábados. O curso funciona no Centro de Tramandaí e as inscrições estão abertas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 51-3661-4718 ou pelo Whatsapp 51-99718-0092.
Enem
Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.
O Enem é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, cerca de 500 universidades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.
As provas, normalmente, são realizadas em dois domingos do mês de novembro. No primeiro, são aplicadas 90 questões de Linguagem, Ciências Humanas e a Redação. No segundo, são mais 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza.