Prefeitos se unem para aumentar leitos de UTI do Hospital de Tramandaí

Compartilhe

Hospital de Tramandaí. Foto: Litoral na Rede / Arquivo

O Hospital de Tramandaí (HT) ganhou novas poltronas estofadas e cadeiras que serão distribuídas nas dependências da instituição, gerando um pouco mais de conforto aos pacientes e moradores que aguardam atendimento. O material foi adquirido após a autorização dos 23 prefeitos da região, através da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte). O investimento para a compra de 128 poltronas e cadeiras foi de R$ 19,5 mil.

Durante o ato de entrega realizada nessa terça-feira (10), foi assinada a documentação legislativa que autorizará a compra de cinco novos leitos de UTI para pacientes com a Covid-19.  O documento foi assinado pelos prefeitos de Tramandaí, Luiz Carlos Gauto; de Imbé, Pierre Emerim; de Cidreira, Alex Contini e de Balneário Pinhal, Márcia Tedesco.

O ato contou com as presenças dos secretários municipais de saúde, do diretor do Hospital de Tramandaí, Luis Genaro Figoli e do diretor da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), Gilberto Barichello. A FHGV é responsável pela gestão do HT.

Foto: Talis Ramon / Prefeitura de Imbé

De acordo com as informações da prefeitura de Imbé, com o encaminhamento da documentação legislativa, o Hospital Tramandaí passará a contar com 21 leitos. Atualmente, são 10 leitos de UTI para pacientes em geral e mais seis leitos destinados a pacientes que necessitem de internação em decorrência da doença causada pelo novo coronavírus.

O presidente da Amlinorte e prefeito de Imbé, Pierre Emerim, explicou que a pactuação dos recursos junto ao Estado e num rateio proporcional entre os 23 municípios da região já foi realizada. “A expectativa é que a entrega dos equipamentos ocorra até o final deste mês. É um investimento significativo em saúde, a nossa total prioridade neste momento de pandemia”, afirmou.

Já o prefeito de Tramandaí, destacou a importância da aquisição de cadeiras e poltronas para o conforto dos pacientes e afirmou também que está buscando, em parceria com os demais municípios, essa ampliação dos leitos de UTI junto ao Governo Gaúcho. “Com a união dos 23 municípios que compõem a região do Litoral Norte, conseguimos esta qualificação para receber com mais conforto os usuários da instituição”, disse Luiz Calor Gauto.

Luis Genaro Figoli, aproveitou e agradeceu o empenho da comunidade e das prefeituras locais que colaboraram na reconstrução de parte da estrutura hospitalar destruída após o ciclone bomba que atingiu a região há pouco mais de um mês. “Foram mais de 300 metros quadrados destruídos. Os prefeitos de Imbé e Tramandaí chegaram aqui cedo e colocaram suas equipes à nossa disposição. A população também entendeu nosso drama e fez doações de todo tipo. Em dois dias recuperamos tudo”, lembrou o diretor do HT.

O diretor da FHGV afirmou devido à pandemia, foi derrubada a capacidade de investimento em melhorias físicas, em função da grande necessidade de compra de equipamentos, medicamentos e até mesmo de material humano. “Essa parceria com a Amlinorte tem sido fundamental para garantir a execução das nossas atividades sem deixar de atender uma pessoa sequer”, afirmou Barrichello.

O investimento da Amlinorte para a compra de 128 poltronas e cadeiras foi de R$ 19,5 mil. Foto: Talis Ramon / Prefeitura de Imbé

Compartilhe

Postagens Relacionadas