Os prefeitos do Litoral Norte decidiram nesta sexta-feira (04) que as redes de ensinos público e privado permanecerão fechadas, neste mês de setembro, ou seja, as aulas presenciais seguem suspensas devido à pandemia do coronavírus. A decisão ocorreu de forma unanime em uma assembleia extraordinária da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte).
A decisão dos prefeitos levou em consideração os cuidados necessários para a reabertura das escolas e unidades de educação infantil. Além das medidas de distanciamento e de higiene. Segundo a Amlinorte, os gestores também analisaram a redução das equipes de pessoal, tendo em vista os afastamentos de servidores integrantes do grupo de risco, entre outros aspectos.
O presidente da Amlinorte e prefeito de Imbé, Pierre Emerim, afirmou que todas estas questões precisam ser avaliadas e estudadas pelas equipes técnicas antes de se tomar qualquer decisão. “Devemos lembrar que as aulas não estão paradas nos municípios. Todos estão mantendo as aulas de forma remota e com conteúdo encaminhado aos alunos, sendo que a carga horária deverá ser cumprida até o mês de dezembro” afirmou Pierre.
Na próxima semana, a Amlinorte realizará uma reunião com a Promotoria Regional de Defesa da Educação, com a 18º Coordenadoria Regional de Saúde e com representante da UFRGS Campus Litoral Norte para debater este tema.
O assunto também será discutido com integrantes da rede privada e pública de ensino, a fim de formalizar um entendimento conjunto que auxilie os gestores na tomada de decisão sobre a melhor alternativa de volta às aulas no Litoral Norte.