Pessoas com mais de 60 anos podem tomar a segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19

Público alvo foi ampliado pela Secretaria Estadual da Saúde; municípios do Litoral Norte, como Tramandaí, Imbé e Osório, já estão aplicando o segundo reforço para moradores desta faixa etária

Compartilhe

Foto: Prefeitura de Tramandaí / Arquivo

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) autorizou os municípios gaúchos a ampliarem a vacinação com a segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19 os idosos para as pessoas acima dos 60 anos. Para receber ao reforço, o público desta faixa etária deve ter tomado a última dose há pelo menos quatro meses.

Conforme a SES, a medida foi pactuada com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/RS).  Segundo a secretária estadual da Saúde Arita Bergmann, a ampliação busca manter os baixos índices de casos graves e óbitos pela doença na faixa etária mais suscetível à pandemia.

De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, a segunda dose de reforço deve ser aplicada com o imunizante da Pfizer ou com as vacinas da Janssen e Astrazeneca, independentemente da dose utilizada anteriormente. O intervalo deve ser de quatro meses após a primeira dose de reforço.

Até então, a segunda dose de reforço era recomendada apenas para idosos acima de 70 anos, imunocomprometidos, e para pessoas com mais de 60 anos que vivem em instituições permanente. Estudos mostraram que essa estratégia aumenta em mais de cinco vezes a imunidade uma semana após a aplicação.

Litoral Norte

Alguns municípios do Litoral Norte já ampliaram a faixa etária e estão aplicando a segunda dose de reforço na população com mais de 60 anos. É o caso de Tramandaí, Imbé e Osório.

Em Osório, a vacinação contra a covid-19 é realizada em todos os postos de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h.

Em Imbé, a aplicação da segunda dose de reforço (quarta dose) para esta faixa etária começou neta sexta-feira (20).  A responsável pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde Caroline Pimenta, destaca que a primeira dose de reforço (terceira dose) também está à disposição de todas as pessoas a partir de 18 anos de idade.

“É importante salientar que temos um grande número de pessoas que fez apenas seu esquema básico de vacinação e não retornou para a realização do reforço que está indicado para toda população maior de idade, disse Caroline.

Os locais de vacinação em Imbé são:  USF Nova Nordeste (8h30 às 11h30); USF Mariluz (8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h); USF Santa Terezinha (8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h); USF Albatroz (8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h); Academia da Saúde (Praça da Emancipação, s/nº, ao lado da Câmara de Vereadores, 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h).

Em Tramandaí, a aplicação da segunda dose de reforço para os moradores com mais de 60 anos também começou nesta sexta-feira, conforme o coordenador da Vigilância em Saúde do Município, Victor Ilha. Segundo ele, a aplicação é realizada em todas as salas de vacinação da cidade.

As salas de vacinas em Tramandaí funcionam das 8h30 e 11h30 nas seguintes unidades de saúde: UBS Zona Sul (Av. Minas Gerais, 2186); ESF Parque dos Presidentes (Rua Acelino Silva de Aguiar, 362); ESF Indianópolis (Rua Sidnei Ferri, 1425 ); ESF São Francisco 1 (Rua Eleodoro Franzen, 75); e UBS São Francisco 2 (Rua Vergueiros, 1683). Já no ESF Tiroleza (Rua Saldanha da Gama, 1130) e Centro de Especialidades (Sahydi Abrahão, n° 281) operam também pela tarde, das 13h30 às 16h30.

Compartilhe

Postagens Relacionadas