A Prefeitura de Torres vai revitalizar a Orla Gastronômica do Rio Mampituba e recuperar o espaço público. As modificações terão início no final da Avenida Beira-Mar e irão até a Avenida Cristóvão Colombo, serão cerca de 18.792,00 m² de intervenções.
De acordo com a prefeitura, a previsão de licitação para a escolha da empresa que realizará a obra deve ocorrer em março. O recurso é oriundo de um financiamento com o Badesul Cidades, agência de fomento vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do governo do Estado. A previsão é que as obras sejam executadas em de cerca de nove meses, assim quando iniciarem.
O prefeito Carlos Souza disse que o projeto é de extrema importância para a cidade e um marco para os torrenses. O projeto tem como propósito: estimular o uso do espaço público pelo pedestre, proporcionar a mobilidade urbana, recuperar as Margens do Rio Mampituba, revitalizar a Praça Amigos da Praia de Torres, tudo isto com um bonito projeto paisagístico.
A Praça Amigos da Praia de Torres foi destacada pela prefeitura entre as principais mudanças. O espaço receberá um novo desenho urbano, se integrando ao passeio público e a ciclovia, com mobiliário urbano, iluminação em LED e um playground 100% ecológico. Além disso, serão distribuídos bicicletários para que o público se locomova nos espaços da Orla Gastronômica.
No projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Participação Cidadã, a ciclovia que há na Avenida Beira Mar, terá continuidade nos trechos da revitalização da Orla do Rio Mampituba com aproximadamente 470 metros linear. Ela será em concreto pintado e com sentido de ida e volta.
Conforme a prefeitura, um dos propósitos da revitalização é a contenção da erosão das margens do Rio. Isso se dará com a colocação de pedras de enrocamento e concreto. “As margens serão contemplativas, com decks e passeios públicos com mobiliário urbano”, informou.
Em relação a infraestrutura urbana, o projeto envolve diversas ruas que precisarão se adaptar as mudanças do novo cenário. Sendo elas: Barra do Rio, Kalil Sehbe, Saldanha da Gama e a Avenida Cristóvão Colombo. As ruas serão redimensionadas e a drenagem pluvial será refeita através de tubos de PEAD. Alguns postes serão suprimidos e outros relocados.
A prefeitura informou também que as Ruas Barra do Rio, Kalil Sehbe e Saldanha da Gama receberão também nova pavimentação com PAVS e terão seu sentido viário alterado. Já a Avenida Cristóvão Colombo contará com recapeamento asfáltico. O projeto paisagístico conta com arborização ao longo dos trechos, estas se darão por Ipês, rosa e amarelo, e quaresmeiras.
Veja as imagens do projeto na galeria abaixo