A abertura da temporada 2023/2024 da Operação Verão Total acontecerá no dia 16 de dezembro, na beira-mar de Imbé, no Litoral Norte. A edição deste ano traz uma novidade: a partir de agora, a cada ano, o evento de abertura ocorrerá em um município sede diferente.
O objetivo, segundo o governo, é ampliar o alcance da operação, prestando os serviços para um número maior de veranistas, turistas e moradores das regiões litorâneas e de águas internas. Além disso, também está prevista a realização de atividades similares no Litoral Sul.
Outra novidade pata esta temporada é a construção de um site para divulgação do projeto. A página contará com informações sobre os serviços, dicas de segurança, bem-estar e turismo. A entrega ocorrerá no dia da abertura da edição deste ano.
O projeto é coordenado pelo Gabinete de Projetos Especiais (GPE), vinculado ao gabinete do vice-governador Gabriel Souza. É uma iniciativa transversal, envolvendo diferentes secretarias e órgãos do governo do Estado.
“Para este ano, queremos ampliar a oferta de serviços e possibilitar que outras cidades também participem das ações de abertura nas suas regiões. Ofereceremos atividades para o maior número possível de pessoas, levando informações e orientações para termos um verão mais seguro”, destaca o vice-governador.
A oferta de serviços inclui segurança dos banhistas, educação no trânsito, turismo e divulgação dos destinos de verão, ações em rodovias e transporte rodoviário e conscientização ambiental, entre outras medidas relacionadas ao bem-estar dos veranistas.
Na edição 2022/2023, 5,4 mil agentes da Segurança Pública participaram do trabalho, além de equipes das secretarias da Cultura, da Educação, da Saúde, de Turismo e do Meio Ambiente e Infraestrutura. Ao todo, 39 órgãos e entidades do Executivo estão envolvidos no projeto.