A CCR ViaSul informou que implantou cabines exclusivas de autoatendimento (ATM) para o pagamento da tarifa nas praças de pedágio, das quais administra. O objetivo é gerar mais agilidade, conforto e segurança para os motoristas que utilizam as rodovias.
A modalidade de ATM, conforme a concessionária, permite ao motorista realizar a operação de maneira mais rápida em comparação ao pagamento tradicional, feito junto ao arrecadador, uma vez que só é necessário aproximar o cartão da máquina disponibilizada, sem a necessidade de senha, permitindo, assim, reduzir o tempo de viagem.
Ao todo são 24 cabines exclusivas nesta modalidade. Para auxiliar os motoristas, elas possuem sinalização indicativa com cones na cor azul, pintura horizontal e placas indicativas nas faixas específicas em cada praça. Por enquanto, a modalidade está disponível somente para veículos de passeio e motos.
O gerente de Operações da CCR ViaSul, Paulo Linck, explica que o sistema é destinado, inicialmente, para a categoria de veículos leves, ou seja, automóveis e motocicletas. Ao chegar na cabine, o valor é exibido na tela, permitindo que o motorista finalize o pagamento aproximando seu celular, relógio ou cartão com tecnologia NFC (por aproximação).
Ele lembra, ainda, sobre a outra modalidade de pagamento, o automático, feito pelas tags onde a cobrança é feita de forma automática, por meio das operadoras parcerias.
Os trechos que estão sob a responsabilidade da concessionária estão localizados nas rodovias BR-101 , BR-290 (Freeway), BR-386 e BR-448.