Massa da ar polar ganha força e sábado tem sensação térmica negativa no Litoral Norte

Segundo estação do Inmet, sensação em Tramandaí ficou em -1,8°C no começo da manhã

Compartilhe

Avenida Emancipação, em Tramandaí, neste sábado (25). Foto: Ticiano Kessler / Litoral na Rede

O último sábado de maio é marcado pelo aumento do frio no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. É o que apontam as principais estações meteorológicas da região, onde a sensação térmica chegou a ficar abaixo de 0°C após a chegada de uma massa de ar frio que derrubou as temperaturas.

Em Tramandaí, quem precisou circular nas ruas não dispensou o uso de casacos pesados, toucas e até luvas. E não era para menos: o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicou que, às 7h deste sábado (25), fazia 10,5°C. A sensação térmica, no entanto, apontou -1,8°C no amanhecer. A temperatura mais alta do dia na cidade foi alcançada às 15h: apenas 13,9°C.

“Sensação térmica depende da umidade, temperatura e velocidade do vento. Como está mega úmido e temos um vento moderado, a sensação térmica despenca”, explica Ludmila Pochmann, meteorologista do portal Litoral na Rede.

Em Imbé, a exemplo da vizinha Tramandaí, a tarde também foi de frio, apesar do sol brilhando entre nuvens no céu. A estação do Ceclimar/UFRGS marcava sensação térmica de 2,4°C por volta de 15h30.

Já em Osório, além do frio com mínima de 10,1°C, o vento também marcou presença. De acordo com dados da estação da MeteoRS, rajadas de 36,7 km/h foram registradas neste sábado no município. Em Xangri-Lá, a intensidade máxima do vento chegou a 38,4 km/h, segundo a estação AgroXan.

As rajadas mais fortes de vento no dia na região, até o momento, ocorreram em Mostardas. Segundo o Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (SIMAGRO/RS), rajadas de 40,2 km/h foram registradas no município. Até as 15h30, os termômetros indicavam temperaturas entre 11,7°C e 13,4°C na cidade.

Na maioria das cidades litorâneas, a ressaca do mar trouxe o tradicional aspecto “chocolatão” às praias da região aliado aos resíduos como plantas e aguapés trazido para o mar devido a elevação dos rios da região com as chuvas dos últimos dias.

Mar “chocolatão” em Tramandaí. Foto: Ticiano Kessler / Litoral na Rede

Para este domingo (26), a previsão aponta que haverá sol entre nuvens e ainda mais frio na região. Clique aqui e acesse a previsão do tempo.

Leia também: Inmet publica prognóstico climático para junho; confira

Compartilhe

Postagens Relacionadas