Mar azul e quente: entenda porque o “chocolatão” desapareceu

Compartilhe

Foto: Alexis Sanson
O mar está tão limpo que muita gente compara as praias do nosso Litoral às do Caribe. Fotos se espalham pelas redes sociais e confirmam que nem é tanto exagero. Não é por nada que as praias estão lotadas e até quem não é muito de enfrentar o mar, normalmente mais gelado e turvo, está mergulhando.
Pitol.Net, empresa de imagens áreas fez registros impressionantes das praias de Tramandaí, Imbé, Xangri-lá e Capão da Canoa. Colaboradores do Litoral na Rede também registraram fotografias espetaculares do mar em Tramandaí, Torres e Quintão.
Plataforma / Tramandaí
O Litoral na Rede também foi atrás de explicações para este fenômeno raro. A oceanógrafa Cacinele Rocha, do Ceclimar – UFRGS, esclarece que este padrão de água bem mais clara, que ocorre desde novembro do ano passado, está ligado a condições climáticas e redução do famoso vento “nordestão”. Ela explica que a condição do mar estaria ligada ao fenômeno La Niña.
De acordo com a oceanógrafa, as correntes quentes, que vem do norte estão chegando com mais força no nosso Litoral. “Quando predominam as correntes de sul, as águas são mais frias e com muitos nutrientes, favorecendo a proliferação de algas, o que ocasiona um mar mais marrom, chocolate”, disse. “Este ano é atípico, esta água mais quente é mais pobre em nutrientes e não favorece o desenvolvimento das algas, garantindo um mar mais claro que estamos vendo nas últimas semanas”, complementou Cacinele.
Se o tempo ajudar o mar vai continuar limpo e mais quente que o normal. Então a dica é não deixar o mergulho pra depois. Veja abaixo, as imagens feitas por internautas e pela empresa Pitol.Net. 
Tramandaí – Fotos Márcia Bueno Cabañero
Torres –  Foto: Alexis Sanson
Capão da Canoa
Palmares do Sul / Balneário Quintão – Foto: Logan Backes

Compartilhe

Postagens Relacionadas