A reta final do outono de 2023 é marcada por baixas temperaturas no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. O frio aumentou nesta terça-feira (13) e os termômetros das estações meteorológicas da região registraram as menores marcas deste ano, entre 4ºC e 6ºC. O frio é acompanhado de ressaca do mar e pororoca no Rio Tramandaí.
Em Torres, a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontou 4,4ºC. Em Tramandaí fez 6,5ºC. As estações da MeteoRS, em Imbé e Osório, registraram 5,2ºC e 5,5ºC, respectivamente. A Agro Xan, em Xangri-Lá, marcou 5,6ºC.
Além das baixas temperaturas, o mar está agitado e há ressaca na costa gaúcha. A Marinha do Brasil emitiu dois alertas de ressaca. O primeiro está vigente desde essa segunda-feira (12) e segue até a meia-noite deste quinta-feira (14), na faixa entre Chuí (RS) e Laguna (SC).
O segundo aviso da Marinha, emitido nesta terça, aponta para ressaca do mar entre a meia-noite de quinta e o fim da tarde de sábado (17), na faixa entre Rio Grande (RS) e Florianópolis (SC).
Com o mar agitado e ressaca, o Rio Tramandaí, entre Tramandaí e Imbé, teve o fenômeno chamado de pororoca, a formação de ondas a partir de encontro das águas dos estuários com o mar.
Do lado de Tramandaí, a água chega a entrar na área da Praça do Botos, onde os muros de contenção, destruídos por outras ressacas, ainda não foram reconstruídos. As ondas também chegam na faixa de areia até as dunas na orla do rio.
Veja o vídeo