
Atualização: Governo do RS volta atrás e mantém descontos e prazo para o IPVA 2020
A Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul anunciou nesta segunda-feira (04) o calendário de pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) de 2020. E as novidades não são boas para os contribuintes. Além de antecipar a cobrança, o governo retirou a possibilidade de parcelamento e o desconto para pagamento antecipado.
O imposto que neste ano teve os vencimentos no mês de abril, no próximo terá em janeiro. Ou seja, todos os donos de veículos terão de pagar o IPVA entre os dias 06 e 30 do primeiro mês do ano.
A mudança também retira a possibilidade de parcelamentos e exclui descontos pela antecipação (até 3%). Serão mantidos apenas os descontos do Bom Motorista (até 15%) e do Bom Cidadão (até 5%) para quem cumprir todos os requisitos.
Com o fim dos descontos, o governo estima impacto de R$ 29,7 milhões na arrecadação em relação ao exercício anterior, quando apenas 5% dos contribuintes optaram pelo parcelamento.
Os contribuintes poderão optar pelo pagamento até 30/12/19 com valor da UPF (Unidade de Padrão Fiscal) nos patamares de 2019. Após essa data, passa a valer o novo índice de variação da UPF, calculado em cerca de 4% de aumento.
Os dados da frota do Estado para o IPVA 2020 ainda estão em processamento, mas números deste ano mostram que são em torno de 6,7 milhões de veículos, sendo 3,7 milhões tributáveis (55%) e 3 milhões isentos (45%).