Bombeiros militares que concluíram o processo de recertificação para trabalhar na Operação Verão 2021 passaram a atuar neste fim de semana como guarda-vidas no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Em dois dias, eles realizaram nove salvamentos no mar, a maioria deles neste domingo (1°).
No sábado (31), ocorreram dois resgates: um em Torres e outro em Cidreira. Hoje, foram outros sete. Em Torres, os guarda-vidas retiraram da água quatro pessoas de uma mesma família. Também houve salvamentos em Capão da Canoa, Tramandaí e Cidreira.
O major Vinicius Lang, do 9° Batalhão de Bombeiro Militar (BBM) relatou, ao Litoral na Rede, que nenhum dos casos de salvamento teve maior gravidade. Segundo ele, as vítimas foram retiradas do mar conscientes e não precisaram de atendimento médico.
O trabalho terá continuidade nesta segunda-feira (02), feriado de finados. Até o início oficial da temporada, guarda-vidas seguirão atuando nas praias mais movimentadas da região nos finais de semana.
O major Lang explicou, no entanto, que não há, nesta fase pré-temporada, a ativação de guaritas ou colocação de bandeiras que indicam as condições do mar. Os guarda-vidas atuam em equipes volantes ao longo da orla. Eles também estão utilizando viaturas e quatro motos aquáticas, das unidades do Corpo de Bombeiros Militar de Tramandaí, Capão da Canoa, Torres e Cidreira.