Todas as guaritas de guarda-vidas que estavam em funcionamento no Litoral Norte do Rio Grande do Sul foram desativadas na manhã deste sábado (21). Os profissionais passaram a atuar para garantir o cumprimento do decreto do governo do Estado que interdita as praias.
A pé e com quadriciclos, os guarda-vidas circulam pela orla entre Torres e Quintão, em Palmares do Sul, e orientam as pessoas sobre a determinação e solicitam para que saiam da praia.
Nos veículos da corporação que contam com sistema de som, é transmitida uma mensagem em áudio: “O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul pede à população que evita aglomeração. Por favor, para sua segurança, dos seus vizinhos e familiares, volte para casa. O momento é de conscientização. Faça a sua parte e ajuda prevenir e controlar o coronavírus. Você sempre conta com o Corpo de Bombeiros, podemos contar com você? Obrigado.”
O comandante do 9º Batalhão de Bombeiro, responsável pelo Litoral Norte, tenente-coronel Claudio Morais, disse ao Litoral na Rede que a fiscalização é realizada na faixa de areia e que também é proibido entrar no mar.
Segundo o oficial, o uso dos calçadões deve ser regulamentado por cada município. “Estamos orientado para impedir todas as atividades de lazer na faixa de areia. A única exceção é a atividade de pesca profissional, que é uma questão de subsistência”, disse.
Leia também: