Guaíba deve permanecer acima dos 5 metros nos próximos dias, projeta IPH

Veja a projeção feita pelos pesquisadores da UFRGS

Compartilhe

Enchente no Centro Histórico de Porto Alegre. Foto: Reprodução Guarda Municipal POA

O nível do lago Guaíba, em Porto Alegre, atingiu 5,16 metros às 16h deste sábado (04). A Capital enfrenta a pior enchente de todos os tempos, com a água em ruas do Centro Histórico e de bairro das zonas norte e sul da cidade. Conforme previsão desenvolvida pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), este cenário deve permanecer nos próximos dias.

O cenário projetado às 11h deste sábado “indica a estabilização dos níveis d’água elevados em torno de 5 metros durante mais de 3 dias, e sem redução abaixo da cota de inundação de 3 metros na próxima semana”. Ele considera a previsão de precipitação nos próximos dias e o maior represamento das águas na foz da Lagoa dos Patos.

“Considerando os elevados níveis previstos e suas incertezas, por segurança, recomenda-se todas as ações para a evacuação e proteção de vidas e remediação dos prejuízos nas áreas já impactadas e nas potencialmente impactadas de Porto Alegre e região metropolitana, não dando margem para situações de falhas nos sistemas de proteção”, aponta a equipe do IPH.

A previsão foi liderada pelos professores Fernando Fan e Rodrigo Paiva e pelo mestrando Matheus Sampaio do IPH da UFRGS, em conjunto com a empresa RHAMA Analysis. [veja abaixo]

Arte: IPH UFRGS

Imagens gravadas pela Guarda Municipal de Porto Alegre no Centro Histórico neste sábado, 4 de maio

Compartilhe

Postagens Relacionadas