
O momento do Grêmio na Série B do Brasileirão não é nada bom. Se por um lado o time ainda está dentro do G4, por outro o time mostra um futebol cada vez mais pobre. E a mais recente prova disso foi a derrota para o Criciúma, por 2 a 0, nesta terça-feira (30). É a quarta partida consecutiva sem vencer na competição.
O resultado foi ruim dentro e pode ser pior ainda fora de campo. O Tricolor iniciou o jogo a apenas três pontos do 5° colocado, o Londrina (41 pontos), que venceu seu jogo mais cedo. Estacionado com 44 pontos, o Grêmio ainda pode perder a 3ª posição para o Vasco (42 pontos), que joga na quarta.
O primeiro gol da partida foi marcado ainda no começo da etapa inicial. Thiago Alagoano encontrou Caio Dantas bem colocado. Ele finalizou da entrada da área e ainda contou com o desvio de Pedro Geromel no caminho. A bola entrou no canto direito de Brenno, aos 12 minutos.
Na reta final do segundo tempo, Edilson bloqueou com o cotovelo uma bola chutada contra o gol gremista. O árbitro da partida entendeu como lance normal, mas o VAR recomendou a revisão. Pênalti cobrado e convertido por Rafael Bilu: Criciúma 2 a 0 no Grêmio, para festa do torcedor que encheu o estádio.
O resultado pode ser considerado um retrato do Grêmio na partida e, de certa forma, nos últimos jogos: um time passivo, sem força, com pouca criatividade e muita dificuldade de organização. Antes com um pé e meio na Série A de 2023, o Tricolor volta a fazer contas para o acesso, uma vez que pelotão de trás vem aumentando sua pontuação e iniciando uma verdadeira caçada aos times que oscilam no G4 – entre eles, obviamente, o Grêmio.
Em paralelo, a pressão sobre o técnico Roger Machado aumenta a cada jogo, e se agrava com mais um resultado ruim. Assim como na sexta, torcedores presentes no Heriberto Hülse gritaram o nome do técnico Renato Portaluppi, ídolo tricolor, em diversos momentos da partida.
Na próxima rodada, o Tricolor enfrenta o Vila Nova, um dos quatro times da zona de rebaixamento da Série B. A partida será disputada na sexta, dia 02, a partir das 21h30, na Arena do Grêmio.
FICHA TÉCNICA
Criciúma 2 x 0 Grêmio
Brasileirão Série B – 27ª Rodada
DATA: 30 de agosto de agosto de 2022
LOCAL: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC)
CRICIÚMA (2):Gustavo; Cristovam (Gedeílson), Rodrigo, Zé Marcos e Hélder; Marcos Serrato, Arilson, Hygor (Marcelo Hermes), Thiago Alagoano (Rafael Bilu) e Fellipe Mateus (Rômulo); Caio Dantas (Fernando Viana). Técnico: Claudio Tencati
GRÊMIO (0):Brenno; Edilson, Geromel, Bruno Alves e Nicolas (Diogo Barbosa); Villasanti (Thaciano), Lucas Leiva (Elkeson) e Bitello, Janderson (Campaz), Guilherme (Gabriel Silva) e Diego Souza. Técnico: Roger Machado
Gols: Caio Dantas, do Criciúma, aos 11 minutos do primeiro tempo; Rafael Bilu, do Criciúma, aos 40 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Bitello, Campaz, Edilson (GRE); Marcos Serrato (CRI)
Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique (CE), auxiliado por Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) e Lilian da Silva Fernandes Bruno (RJ). VAR: Vinicius Furlan (SP)
Público total: não divulgado
Renda: não divulgada