
Teve liberação da arquibancada norte, interditada após a briga no último jogo. Teve mudança na escalação, com Campaz voltando ao time titular. Teve mudança tripla no intervalo para tentar algo diferente na reta final. Mas não teve jeito: com futebol pouquíssimo inspirado, o Grêmio voltou a decepcionar a torcida e perdeu por 1 a 0 para o Ituano, nesta sexta-feira (26), na Arena, em Porto Alegre. E, no final, o que não faltou foram vaias da torcida insatisfeita.
São três jogos sem vencer – antes houve empate com Cruzeiro e derrota para o CRB. Na reta final da partida – e, sobretudo, após o gol do Ituano, torcedores gremistas protestaram fortemente com vaias, gritos de ordem contra membros da diretoria e pedidos de “volta, Renato”, em alusão ao treinador e ídolo gremista Renato Portaluppi.
A derrota mantém o Grêmio na terceira colocação, com 44 pontos, dois a mais que o Vasco (42), que ainda joga na rodada. O diferença para 5° colocado também pode diminuir, caindo para 5 pontos, dependendo de jogos paralelos da rodada.
O Grêmio volta a campo na terça-feira, dia 30, às 21h30, para enfrentar o Criciúma, fora de casa.
O jogo
Apesar do início empolgado, com pelo menos três boas chances de gols na primeira metade etapa inicial, a força do Grêmio pareceu ir se esgotando na medida em que o tempo passava, a torcida se impacientava e nenhuma demonstração de organização surgia.
À medida em que o Ituano avançava na partida, o Grêmio se tornou previsível, motivando três trocas simultâneas do técnico Roger Machado ainda no intervalo. E nada mudou. Pelo contrário: a coisa ficou pior aos 41, após cobrança de escanteio, quando Lucas Dias marcou o gol da vitória do time paulista.
Após o fim da partida, torcedores potencializaram os protestos contra os dirigentes e treinador, além do coro quase uníssono pela volta de Renato.
FICHA TÉCNICA
Grêmio 0 x 1 Ituano
Brasileirão Série B – 26ª Rodada
DATA: sexta-feira, 26 de agosto de 2022
LOCAL: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
GRÊMIO (0): Brenno; Rodrigo Ferreira (Edilson, int.), Geromel, Bruno Alves (Natã, int.) e Nicolas; Villasanti, Lucas Leiva (Guilherme, int.), Biel, Bitello (Gabriel Silva, 25’/2ºT) e Campaz (Elkeson, 13’/2ºT); Diego Souza. Técnico: Roger Machado
ITUANO (1): Jefferson Paulino; Rai Ramos, Lucas Dias, Bernardo e Mário Sergio; Rafael Pereira (Carlão, 26’/2ºT), Caique (Dudu Vieira, 35’/2ºT), Léo Ceará (João Victor, 35’/2ºT), Siqueira e Gerson Magrão (Gabriel Barros, 26’/2ºT); Aylon (Bruno Lopes, 17’/2ºT). Técnico: Carlos Pimentel
Gols: Lucas Dias (ITU), aos 41 minutos do 2º tempo
Cartões amarelos: Nicolas (GRE); Rafael Pereira (ITU)
Arbitragem: André Luiz de Freitas Castro, auxiliado por Cristhian Passos Sorence e Hugo Savio Xavier Correa (trio goiano). VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ-FIFA)
Público total: 13.734 pessoas
Renda: R$ 428.842,00