O governo do Rio Grande do Sul divulgou no fim da tarde deste sábado (16) a as novas classificações de risco em relação ao novo coronavírus em 20 regiões do Estado. Para o Litoral Norte, foi mantido o patamar de risco médio e bandeira laranja, o mesmo adotado nesta primeira semana que o método passou a ser adotado.
Apenas cinco regiões do Estado foram classificadas com a bandeira amarela, que representa risco baixo. Nas outras 15 a bandeira é laranja. Não há áreas com bandeira vermelha ou preta, que simbolizam risco alto e altíssimo, respectivamente e ampliam as restrições às atividades.
A classificação divulgada neste sábado vale a partir de segunda-feira (18). No fim da próxima semana uma nova classificação será divulgada pelo governo.
O método de distanciamento social controlado leva em conta uma série de fatores para classificar a situação das regiões em relação à epidemia. Entre eles estão a velocidade de propagação do vírus, novos casos, óbitos e capacidade de atendimento dos serviços de saúde, como ocupação de leitos de UTI.
Segundo o governo, no Rio Grande do Sul como um todo, a segunda rodada do modelo de Distanciamento Controlado observou as seguintes alterações nas duas semanas:
- o número de casos confirmados por RT-PCR reduziu 6,08%, de 444 para 417.
- o número de internados em UTI por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) reduziu em 1,75%, de 229 para 225.
- o número de internados em leitos clínicos por Covid-19 aumentou 22,70%, de 141 para 173.
- o número de internados em leitos UTI por Covid-19 aumentou 2,38%, de 126 para 129.
- o número de leitos de UTI adulto disponíveis para atender Covid-19 diminuiu 5,48%.
- o número de óbitos por Covid-19 diminuiu 6,25%, de 32 para 30.