
Uma equipe Força Aérea Brasileira (FAB) realizou o resgate de um marinheiro em alto-mar, a aproximadamente 200 quilômetros da costa do Rio Grande do Sul. A ação ocorreu no último dia 14 de maio, mas só foi divulgada na tarde desta quinta-feira (23).
O comandante de uma embarcação pesqueira, um marinheiro de 60 anos, teve complicações cardíacas. A tripulação do helicóptero – composta por dois pilotos, um mecânico, um operador de equipamentos e dois homens de resgate – partiu da Ala 4, antiga Base Aérea de Santa Maria, para realizar o resgate.
O barco estava na altura do município de Rio Grande, no Litoral Sul. Devido ao estado debilitado de saúde do marinheiro, foi utilizada uma maca para removê-lo da embarcação até o helicóptero.
“O mar estava revolto, e a operação era extremamente complexa. Tivemos que pedir para os marinheiros cortarem um cabo no convés para facilitar o acesso. Dessa forma, conseguimos, com a ajuda da maca, fazer um correto e seguro procedimento”, relatou o Tenente Marcos Menoro Maki, que teve o primeiro contato com a vítima.
Após o resgate, o tripulante do pesqueiro foi atendido por um médico da Marinha do Brasil.