Técnicos do Balcão Ambiental Unificado Sema/Fepam do Litoral Norte notificaram a empresa responsável pela área em que ocorreu um incêndio nesse domingo (5) em Cidreira. A Habitasul Florestal, especializada na extração de madeira bruta e resina, deverá entregar em 30 dias um relatório contendo todas as medidas executadas e propostas para minimizar o impacto ambiental na região.
A Habitasul é licenciada pela Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) para o plantio de pinus com manejo de condução da regeneração natural, prática que acumula no solo maior volume de material combustível, o que dificultou o combate ao incêndio. A extensão do plantio abrange uma área de aproximadamente 1,6 mil hectares.
As licenças ambientais determinam que a empresa tenha um plano de controle contra incêndios com equipes treinadas e material adequado. No momento da vistoria, a empresa estava com todas as suas equipes atuando na contenção das chamas junto com os Bombeiros.
A incidência de vento na região durante a segunda-feira (6), período mais crítico do fogo, pode ter feito com que a fumaça e a fuligem chegassem até o mar. Alguns resíduos escuros se depositaram na orla e foram carregados pela maré, atingindo outros municípios.
A Sema (Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) e a Fepam seguem monitorando a região e recebendo atualizações da Habitasul sobre o ocorrido. As autoridades ambientais do Estado alertam a população para que se mantenha longe da área afetada.