As atividades presenciais nas 24 escolas da rede municipal de Tramandaí devem ser retomadas na próxima segunda-feira, 3 de maio. A previsão é da secretária de Educação do município, Nira Gamba. Ela salientou que um decreto deve ser publicado, confirmando o retorno, que será no modelo híbrido, com número reduzido de alunos nas salas de aula. Esse decreto também deve autorizar o retorno imediato das escolas privadas.
Segundo a secretária, o município já está preparado para a volta dos estudantes para as escolas. “Estamos com tudo pronto para o retorno, desde março. Em novembro, dezembro, janeiro e fevereiro, abrimos as escolas de Educação Infantil e não tivemos nenhum caso (de Covid-19)”, salientou a secretária.
Em Tramandaí, o plano para as atividades presenciais prevê distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as classes e reforço da higienização. Os pais ou responsáveis poderão optar se enviarão os filhos paras as escolas ou se manterão as crianças e adolescentes acompanhando às aulas apenas de forma remota.
A estimativa da Secretaria de Educação de Tramandaí é que até metade dos cerca de 7 mil alunos voltem a frequentar as escolas presencialmente. O planejamento prevê um escalonamento dos estudantes para que cada sala de aula tenha, no máximo, 10 alunos de forma simultânea.
A secretária Nira Gamba defendeu a retomada para garantir a continuidade da aprendizagem, principalmente para crianças mais carentes, que tem dificuldade de acesso às plataformas digitais. Ela salientou ainda a importância do fornecimento de merenda escolar de qualidade para os estudantes.
A Rede Municipal de Ensino de Tramandaí tem 13 escolas de Educação Infantil, sendo sete próprias e seis conveniadas, e 11 de Ensino Fundamental. Aproximadamente 650 professores e servidores trabalham nas instituições.
Leia mais notícias do Litoral Norte.
Quer receber as notícias do Litoral na Rede no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo.