A cheia do Rio Palmares obrigou ao menos 99 pessoas a buscarem alojamentos montados em Palmares do Sul. O número de desabrigados no município do Litoral Norte foi informado pela prefeitura ao portal Litoral na Rede no fim da manhã desta segunda-feira (13).
Na semana passada, a inundação já havia atingido as áreas do porto e o bairro Agreste. As águas baixaram pouco, porém com mais chuvas nos últimas dias, maior vazão e vento sul, que torna mais lento o escoamento, o nível voltou a subir e atingir outros pontos.
A administração municipal informou que pela manhã os alagamentos chegaram a algumas ruas da área central da cidade, mais próximas ao rio. A situação fez com que moradores deixassem suas residências.
Além da saída espontânea, equipes da Prefeitura, da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros estão passando nessas ruas afetadas pedindo para que as pessoas deixem as casas e oferecendo ajuda para a remoção. Eles usam caminhonetes, caminhões e até barcos nas áreas onde a profundidade é maior.
O trabalho tem participação fundamental da comunidade. Moradores criaram grupos de apoio, fazem remoção com tratores, pequenos barcos e canoas particulares.
A prefeitura de Palmares do Sul também informou que, além de dois abrigos, está disponibilizando espaços para que as pessoas que saem de suas residências possam guardar móveis e outros pertences.