Destruição provocada por ciclone será assunto de reunião com prefeitos em Brasília

Audiência com o Governo Federal foi articulada pelos deputados Alceu Moreira e Luciano Silveira

Compartilhe

Caraá. Foto: Maurício Tonetto / Secom

O ciclone extratropical que causou destruição e mortes no Rio Grande do Sul será o assunto de uma audiência entre prefeitos do Litoral Norte e de outras regiões atingidas, com o Governo Federal, em Brasília. A reunião ocorrerá nesta terça-feira (20) e foi articulada pelo deputado federal Alceu Moreira e pelo deputado estadual Luciano Silveira, ambos do MDB.

O encontro será com o titular da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Barreiros, que é vinculada ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, comandada pelo ministro Waldez Goes. “Nosso objetivo é efetivar o plano de trabalho das prefeituras a partir da liberação de recursos federais. Somente assim vamos recompor as áreas atingidas e recuperar a dignidade da nossa gente”, garantiu Moreira.

Ambos os deputados percorreram os municípios da região e viram de perto o rastro de destruição devido à forte chuva, o que provocou enchentes e alagamentos em praticamente todos os municípios da região. Os mais atingidos foram Caraá, Maquiné e Santo Antônio da Patrulha.

Em Caraá, no sábado (17), os parlamentares acompanharam o governador Eduardo Leite e o vice-governador Gabriel Souza na visita de Wolnei Barreiros e Waldez Goes, além de Paulo Pimenta, ministro da Secretaria de Comunicação Social. “Nessas horas, o apoio dos demais entes públicos, especialmente da União, é fundamental, já que as prefeituras não têm recursos para ajudar os atingidos. Todas as forças estão se mobilizando para viabilizar recursos e estabelecer as principais ações”, afirmou Silveira.

Audiência com o Governo Federal foi articulada pelos deputados Alceu Moreira e Luciano Silveira. Foto: Jackson Cíceri

Conforme o chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira, o Estado registrou 6 mil pessoas desalojadas/desabrigadas. Segundo os dados divulgados nesta segunda-feira (19), são 41 municípios atingidos, 14 óbitos e uma pessoa desaparecida.

Em Brasília, estarão presentes na reunião na Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil os prefeitos de Arroio do Sal, Dom Pedro de Alcântara, Terra de Areia, Três Cachoeiras, Itati, Maquiné, Três Forquilhas, Morrinhos do Sul, Mampituba, Osório e de Frederico Westphalen. Por meio virtual, participam os de Caraá, de Campo Bom (presidente da Famurs), entre outros do Vale do Caí.

Compartilhe

Postagens Relacionadas