Deputado Gabriel Souza, de Tramandaí, é escolhido pré-candidato do MDB ao Palácio Piratini

Reunião do Diretório Estadual do partido foi realizada neste domingo em Porto Alegre

Compartilhe

Gabriel Souza com o ex-governador José Ivo Sartori. Foto: MDBRS

Aos 38 anos de idade, o deputado estadual Gabriel Souza, de Tramandaí, foi escolhido como representante do MDB na disputa ao governo do Rio Grande do Sul nas eleições de 2022. A decisão do partido foi tomada neste domingo (27) em reunião do Diretório Estadual realizada em Porto Alegre.

Gabriel foi escolhido como o representante do MDB para disputar o cargo de governador do Estado por 57 votos favoráveis e dois contrários (80,2% do total). Antes da escolha do nome do pré-candidato, o Diretório Estadual votou também a moção encaminhada por um grupo de filiados que pedia que a decisão fosse avalizada por um colégio eleitoral ampliado. A moção recebeu 56 votos contrários e 3 favoráveis, o que valida a escolha de Gabriel e a imediata definição da sigla no quadro eleitoral do RS.

“Algo inacreditável está acontecendo aqui hoje. Entrei para esse partido com 15 anos de idade. Não sou filho de políticos famosos e nem tenho sobrenome de grife, eu sou Souza, como metade da população gaúcha”, disse o pré-candidato a governador logo após a votação. “Todos nós que estamos aqui hoje temos história. E eu respeito a história de todos. Ninguém é mais emedebista do que o outro, somos uma grande família”, completou.

Na semana que passou o deputado federal Alceu Moreira, do mesmo partido e também do Litoral Norte, retirou sua pré-candidatura ao governo do Estado, fazendo com que Gabriel Souza fosse o único inscrito neste domingo.

Gabriel Souza

Gabriel Souza foi escolhido pelo MDB como pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul. Foto: MDBRS

Mestre em Direito, pós-graduado em Gestão Pública e médico veterinário, Gabriel Souza, 38 anos, reside em Tramandaí, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Nas eleições de 2018, recebeu 52.953 votos, para o seu segundo mandato na Assembleia gaúcha, sendo o mais votado do MDB. Ainda no primeiro mandato, entre junho de 2016 e dezembro de 2018, foi o líder do Governo Sartori – um dos mais jovens até hoje a assumir o cargo. Em 2021, presidiu a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Com uma vida partidária desde a adolescência, foi líder estudantil, presidente da juventude do MDB/RS, presidente da juventude nacional da sigla e integrante do Conselho Nacional da Juventude. Também foi secretário de Planejamento de Tramandaí. Atualmente é o primeiro-secretário da Executiva Nacional do MDB e membro do conselho curador da Fundação Ulysses Guimarães (FUG).

“Ao olhar para trás, para a trajetória que me trouxe até aqui, é impossível não lembrar do início, em Tramandaí, aos 15 anos, quando me filiei ao MDB. Agora, 23 anos depois, é uma honra ter meu nome escolhido para liderar a tarefa de reconduzir o partido ao Palácio Piratini. Quero fazer jus à esta confiança e dar orgulho a cada integrante da família emedebista”, disse Gabriel em uma publicação em suas redes sociais.

Compartilhe

Postagens Relacionadas