A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DEMA), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), realizou operação contra crimes ambientais em área de preservação do Litoral Norte. Os policiais civis cumpriram três mandados de busca a apreensão no município de Itati.
A investigação que resultou na Operação “Rota Viva” é referente a crimes conta a fauna, como caça e tráfico de animais silvestres, e posse ilegal de arma de fogo. A DEMA recebeu denúncia de que os delitos eram cometidos na Área de Preservação Ambiental Rota do Sol.
Segundo a Polícia Civil, o local era escolhido pelos caçadores em razão da grande variedade de espécies animais. A ação, na manhã desta quinta-feira (14), contou com apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).
Em um dos locais, foram apreendidas duas armas de fogo sem registro, além de munições e objetos para recarga. Por isso, um dos investigados foi preso em flagrante.
Os agentes também localizaram diversas gaiolas vazias, redes de pesca, petrechos para captura de pássaros silvestres, uma motosserra sem nota fiscal e licença, e uma arma de pressão.
Denúncias sobre crimes ambientes podem ser encaminhadas à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente pelo WhatsApp da Polícia Civil (51) 98444-0606 ou pelo canal de denúncias do DEIC, pelo telefone 0800 510 2828.