A Secretaria Municipal da Saúde de Tramandaí confirmou o primeiro caso de sarampo de 2019 no município. O paciente de 38 anos, que não tinha comprovação da vacina contra a doença, havia retornado de viagem à cidade de São Paulo. Este é o primeiro caso registrado no Litoral Norte.
O homem, morador do bairro Indianópolis, procurou atendimento, no início de outubro, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. Ele apresentava sintomas relacionados ao sarampo.
A equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde de Tramandaí fez a coleta de material do paciente e encaminhou ao Laboratório Central do Estado (Lacen). O exame confirmou que se tratava de sarampo.
Como medida preventiva, foi realizado um bloqueio vacinal, envolvendo os familiares e todas as pessoas que tiveram contato com o paciente. Com o caso de Tramandaí, são 18 confirmados este ano no Rio Grande do Sul. Nessa quinta-feira (17), o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde apontava para 17 casos, mas ainda não computava a confirmação do município do Litoral Norte.
Neste sábado (19), postos de saúde de todo o Brasil estarão abertos para Dia de D da Campanha de Vacinação contra o Sarampo. Em Tramandaí, as doses serão aplicadas em quatro postos: Parque dos Presidentes, São Francisco I, São Francisco II e Tiroleza.
A vacinação ocorre das 8h às 17h e tem como público alvo crianças entre seis meses e cinco anos de idade.
Para receber as notícias do Litoral na Rede no seu Whatsapp, envie seu nome, município e #notícias para 51-99113-0101 e coloque nosso número na sua agenda.