O número de casos ativos de covid-19 teve uma redução de 60% por cento no Litoral Norte em sete dias. Nesta quarta-feira (23), havia 2.480 pacientes em tratamento e isolamento. Na quarta-feira da semana passada, dia 16, eram 6.084. Os dados são do boletim epidemiológico semanal da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS).
A quantidade de pacientes com a doença ativa é o menor desde o início de janeiro. No primeiro boletim de 2022, eram 1.479 pessoas.
Por outro lado, nos últimos sete dias, de 17 a 23 de março, os diagnósticos de infecção pelo coronavírus chegaram a 1.719. O número de novos casos cresceu 91% em relação a igual período anterior, de 10 a 16 de março, quando houve 899 notificações.
Em relação aos óbitos por covid-19, mais cinco foram informados. Esses falecimentos notificados mais recentemente foram de três moradores de Mostardas e dois de Capão da Canoa.
O boletim relata ainda que 12 pessoas estão internadas por causa do coronavírus na região, cinco delas em unidades de terapia intensiva. O número é menor do que na quarta passada, quando havia 14 hospitalizados, sendo seis em leitos de UTI.
Apesar do cenário mais favorável em relação à pandemia, os profissionais do Centro de Operações de Emergência (COE) da 18ª CRS, reiteram a importância de manutenção de medidas de prevenção.
“O COE Regional reforça a necessidade de uso de máscaras em ambientes fechados, especialmente escolas, serviços de saúde e transporte, sejam eles privados ou públicos. E mais, usuários com algum tipo de comorbidade devem manter o uso de máscaras em quaisquer circunstâncias e até em ambientes abertos”, recomendam os técnicos.
Leia também:
11 cidades do Litoral terminam com uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados