Aumenta número de tartarugas mortas no Litoral Gaúcho

Compartilhe

Fotos: Logan Backes / Colaboração Litoral na Rede

Pelo menos cinco carcaças de tartarugas foram encontradas na areia no Balneário Quintão, em Palmares do Sul, nessa quinta-feira. Os registros foram feito pelo estudante e fotógrafo Logan Backes, que é morador da praia. Especialistas do Ceclimar / UFRGS confirmaram ao Litoral na Rede que o fenômeno não é isolado e há registros de localização de tartarugas mortas em vários pontos do Litoral Norte.

Na penúltima semana do mês de novembro, por exemplo, a equipe do Programa de Monitoramento da Orla do Ceclimar localizou grande quantidade de tartarugas mortas no trecho entre Tramandaí e Quintão, a maioria das espécies verde e cabeçuda, as mais predominantes na região. O biólogo da UFRGS, Maurício Tavares, disse que a mortandade de tartarugas marinhas vem aumentando no Rio Grande do Sul nas últimas décadas e que os registros são maiores nas épocas mais quentes, em função das correntes marinhas.

Os indícios são que a maioria das mortes esteja ligada à atividade pesqueira. “As tartarugas costumam ser vítimas da pesca acidental, ficam presas em redes de pesca ou em espinhéis”, explicou Tavares. O biólogo destacou que estes animais só saem da água para reprodução, o que não acontece no nosso Litoral.

Foto: Logan Backes / Colaboração Litoral na Rede

Compartilhe

Postagens Relacionadas