Áreas ribeirinhas começam a ser evacuadas com elevação de nível do rio em Palmares do Sul

Prefeito do município pede que moradores de áreas de risco saiam de casa de forma preventiva

Compartilhe

Imagens: Prefeitura de Palmares do Sul / divulgação

Ao longo de toda esta quarta-feira (08), moradores de Palmares do Sul que residem em áreas ribeirinhas receberam diversos alertas da prefeitura para que deixassem suas casas. Há sérios riscos de inundação com a elevação do nível do Rio Palmares.

De forma preventiva, servidores municipais e bombeiros fizeram o alerta à população, inclusive com a utilização de carro com alto-falantes. Em um vídeo publicado no Facebook, o prefeito Maurício Muniz pediu a atenção dos moradores das localidades de Pontão, Agreste, Navegantes, Paraíso e Porto.

“Nestes cinco bairros, peço a atenção dos moradores, que se puderem sair de suas localidades, que estejam na beira do rio, por favor, que saiam. Saiam neste momento. Temos uma previsão, sim, de que o vento mude [para sul] no decorrer da noite. Portanto, quem tiver oportunidade de sair, que saia”, alertou no fim da manhã de hoje.

Ao lado do vice-prefeito Gilmar Souza e de dois oficiais do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), Muniz informou que dois caminhões da prefeitura estão prestando auxílio, apoiados por veículos da comunidade e de voluntários. Os moradores que estão saindo das áreas, sob alerta, estão sendo abrigados primeiramente no Clube Palmarense. Cães estão sendo alojados na antiga Casa de Cultura. “Temos alimentação e roupa de cama. Estamos preparados”, afirmou o prefeito.

À reportagem do portal Litoral na Rede, a assessoria de imprensa da prefeitura informou, na noite desta quarta-feira, que o rio avançou um pouco e que há 40 pessoas abrigadas no Clube Palmarense.

“A água do rio já entrou em algumas casas dos bairros Pontão e Agreste. Criou uma pequena lâmina d’água nas ruas próximas”, disse o órgão do governo municipal.

Solidariedade

Como forma de apoio ao município do Litoral Norte, prefeituras de cidades como Arroio do Sal e Xangri-Lá se uniram e, juntas, levaram colchões e cestas básicas para Palmares do Sul. A iniciativa conta com o apoio de doações da comunidade.

Foto: Daniel Matos / Ascom Arroio do Sal

Compartilhe

Postagens Relacionadas