A Polícia Civil (PC) e Brigada Militar (BM) apreenderam um adolescente, de 14 anos, suspeito de planejar um possível ataque a uma escola de Maquiné. Ele foi detido em sua casa, na cidade do Litoral Norte, na noite dessa terça-feira (11).
A ação policial foi deflagrada a partir da apreensão de outro adolescente no Paraná. As forças de segurança daquele estado comunicaram a autoridades do Rio Grande do Sul que o menor mantinha contato com o suspeito, localizado no litoral gaúcho. Segundo a polícia, o paranaense estaria orientando o gaúcho a atacar uma escola nos próximos dias.
A ação mobilizou agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da PC e policiais do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Eles cumpriram um mandado de busca e apreensão na casa onde o adolescente mora com os pais, em Maquiné.
No imóvel, foram apreendidos diversos materiais nazistas e fascistas, como imagens de Adolf Hitler e Benito Mussolini, além de um simulacro de arma de fogo, roupas táticas, canivetes, facas, soqueiras e capacetes. O menor e os pais foram conduzidos à delegacia de Capão da Canoa.
Segundo o delegado Marco Antônio de Souza, da Core, havia indícios de que o ataque a uma escola de Maquiné poderia ocorrer nesta quarta-feira (12). “Quando a gente instaurou o inquérito e começou a investigar, vimos que realmente um ataque na cidade de Maquiné seria iminente. As informações foram chegando e a gente percebeu que o ataque poderia ser inclusive na manhã desta quarta-feira”, disse o delegado ao Litoral na Rede.
“Como a ordem judicial nos permitia vasculhar as mídias telemáticas, a gente percebeu que havia muitas conversas acerca de ataques, de massacres em escolas. O alvo admitiu que realmente participava deste tipo de grupo. Tudo nos levou a concluir que a gente conseguiu evitar que um massacre fosse feito de forma bastante breve”, concluiu Souza.
Os pais foram autuados por associação criminosa e apologia ao nazismo. Já o menor foi detido por terrorismo. A Polícia Civil seguirá as investigações em conjunto com forças de segurança de outros estados.
O prefeito de Maquiné, João Marcos Bassani dos Santos, determinou a suspensão das aulas em todas as escolas da cidade nesta quarta-feira (12). Ele disse ao Litoral na Rede que a medida foi adotada por “precaução”, mesmo após a apreensão do suspeito de planejar um ataque.